Pontos Especiais Para Tratamentos Diversos – Por Camille Elenne Egidio

Tempo de leitura: 3 minutos

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a saúde não é apenas a ausência de doenças, mas também o total bem-estar físico, mental e emocional. Interessante observarmos que esta é a mesma definição que há milhares de anos os orientais têm sobre saúde.

A massagem é provavelmente tão antiga quanto a humanidade. Desenhos egípcios, que datam aproximadamente 2500 a.C., já mostravam terapeutas tratando mãos e pés de pacientes – o que muitos estudiosos consideram ser representações de reflexoterapia.

A massoterapia é bem mais do que um toque que proporciona prazer. O termo abrange uma série de técnicas que utilizam fundamentalmente as mãos (mas também braços, cotovelos e até os pés) para aplicar diferentes tipos de intensidades de pressão sobre determinadas partes do corpo. O efeito físico e emocional é imediato, no entanto a prática vai muito além.

Uma técnica oriental de massagem muito difundida no Ocidente é o Shiatsu (Shi = dedos / Atsu = pressão). A técnica tem como base teórica os mesmos fundamentos da Acupuntura Tradicional Chinesa e do Do-In, ou seja, visa o reequilíbrio da energia vital (Ki) , circulante nos meridianos (canais de energia), para restabelecer assim a saúde do indivíduo. O corpo possui, ao todo, 12 meridianos principais, que somados chegam a um total de 618 pontos distribuídos bilateralmente, além de mais de 1000 pontos extras, distribuídos aleatoriamente.

O princípio básico do Shiatsu é a aplicação de pressão gradual no corpo, em pontos específicos (tsubôs) que ficam localizados ao longo dos meridianos (canais de energia), a fim de manter e equilibrar a circulação adequada do Ki. Há duas formas básicas de estímulo no Shiatsu, para diminuir a energia excessiva, denominado sedação, e para estimular a energia parada, denominado de tonificação. O toque sedativo consiste numa pressão firme e contínua no ponto escolhido, que deve durar entre 1 a 5 minutos; o toque tonificante deve ser leve e repetitivo, durante 1 a 5 minutos.

Irei abordar apenas 21 destes pontos, que agem como curingas, ou seja, podem atuar de múltiplas formas no restabelecimento do fluxo do Ki pelo corpo. Veja abaixo.

21 PONTOS PRINCIPAIS:

 

* C7                * C9               * VG20           * VC17           * Yin Tàng (extra)

* B60             * R1               * VG26           * TA5

* F3               * VB20          * E36              * ID3

* P11              * P9               * E45              * BP6

* IG4             * IG 20          * PC6             * PC9

Camille Elenne Egídio é Acupunturista há mais de 15 anos, professora e coordenadora dos cursos do Instituto Long Tao.

1 comentário


  1. Adorei, para mi que terminei o curso Tecnico de Massoterapeuta,
    esta leitura é muito gratificante.
    Obrigada e parabéns.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *