Reflexologia Podal – Por Camille Elenne Egídio

Tempo de leitura: 2 minutos

A arte da massagem reflexa dos pés é uma técnica específica de pressão que atua em pontos reflexos (MAPA) precisos, com base na premissa de que tais áreas correspondem a todas as partes do corpo. Por se tratar de uma terapia holística, a reflexoterapia podal visa tratar o indivíduo como um todo e não por partes, como habitualmente acontece na Medicina Ocidental.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) estima que 80% da população mundial adulta tem ou terá problemas nos pés, muitas vezes causados pelo próprio indivíduo. É muito comum acusarmos os sapatos mal ajustados por tais problemas, porém este é apenas um dos fatores reais. Áreas problemáticas nos pés estão relacionadas a áreas problemáticas no corpo. No entanto, não se sabe ao certo quem é a causa e quem é o efeito. Bloqueios energéticos ao longo de um meridiano (canal de energia) ou de uma zona reflexa, sejam eles causados por fatores endógenos ou exógenos, irão perturbar o equilíbrio do corpo. Se o problema for de origem interna, as áreas reflexas correspondentes estarão especialmente sensíveis à pressão e/ou fricção e muito mais suscetíveis à formação de placas córneas, calosidades, rachaduras, entre outros problemas. Se a origem do desequilíbrio for externa, também poderão surgir efeitos adversos sobre as partes do corpo situadas ao longo de meridianos e de áreas reflexas, criando uma desarmonia por todo o corpo.

Características particulares dos pés e artelhos revelam certos problemas dos órgãos, sistemas e suas funções, bem como as tendências mentais associadas a elas. Todas as áreas onde os problemas se manifestam são particularmente significativas quando levamos em consideração os conceitos da reflexologia podal e dos meridianos. Com a combinação desses conceitos podemos considerar tais características sob uma luz diferente e descobrir aquilo que elas têm a nos dizer a respeito do estado do nosso organismo como um todo.

Camille Elenne Egídio é acupunturista há mais de 15 anos, professora e coordenadora de cursos do Instituto Long Tao.

1 comentário


  1. Gostaria muito der fazer este curso, pode me enviar o valor do curso, e data e horario. Tenho boas referencias suas só elogios.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *