Auriculoterapia (耳针) – Por Silvana Hechem Navarro

Tempo de leitura: 2 minutos

A Auriculoterapia chinesa faz parte de um conjunto de técnicas terapêuticas que age como um microssistema capaz de refletir os problemas do organismo humano, mostrando alterações físicas em órgãos do corpo relacionados a pontos específicos presentes na orelha.

Estes pontos foram encontrados descritos em narrativas chinesas, datadas mais ou menos a 5000 (cinco mil) anos antes de Cristo. Depois disso, foi mencionado pelo grego Hipócrates (Pai da Medicina), pelo médico egípcio Cipécladis, e também na Turquia, até chegar a Europa com o Dr. Norgier. No Brasil, a prática começou por volta dos anos 70 (setenta) (DAL MAS, 2004).

Sua ação fisiológica ocorre através de reflexos acionados nos pontos que correspondem aos órgãos e funções do corpo. Ao efetuar a sensibilização desses pontos (por agulhas, sementes, etc.), situados em áreas específicas, o cérebro recebe um impulso que desencadeia uma série de fenômenos físicos, relacionados com uma área específica do corpo, produzindo a cura.

O Tratamento é indicado para diversos casos, como por exemplo:

Melhora da autoestima, insônia, angústia, insegurança, frustração, medo, raiva acumulada, tendência para autoritarismo, sentimento de perseguição, aumento de consumo de álcool, cigarro, drogas, isolamento, introspecção, queda da eficiência, irritabilidade, nervosismo, agitação, afobação, desatenção, desmotivação, queda da capacidade de concentração e organização, depressão, medos, alteração digestiva, alteração da função sexual, quadros alérgicos,
tensão muscular, cefaléias, alterações de pressão arterial, sensação de fraqueza, desequilíbrio emocional, etc

De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, a orelha é o espelho do corpo físico e energético do homem, (SENNA, 2012).

A Auriculoterapia é uma técnica simples, de fácil manuseio e com boa aceitação (LOPES, 2013).

Dessa forma, com o uso das técnicas da Auriculoterapia é possível tratar os males de todo o corpo apenas por estímulos feitos em pontos específicos no pavilhão auricular.

Portanto, a auriculoterapia mostra-se uma técnica muito eficaz para diversos tratamentos.

Mapa do Prof. Marcelo Pereira.

Silvana Hechem Navarro é fisioterapeuta (CREFITO-3/56.309-LTF) e acupunturista, bem como é professora e coordenadora de ambulatório do Instituto Long Tao.

                                    

11 Comentários


    1. Obrigada por participar do nosso blog!
      Att., Camille Elenne Egídio – Diretora-Geral do Instituto Long Tao.

      Responder

      1. Favor entrar em contato com a Profa. Denise – denisedarin11@hotmail.com – ela quem atende e ministra os cursos de cone no Instituto.
        Att., Camille Elenne Egídio – Diretora-Geral do Instituto Long Tao.

        Responder

  1. Por favor gostaria de fazer tratamento com cone hindu .Poderiam me passar endereço e telefone para me informar.

    grata
    Magali

    Responder

    1. Obrigada pela mensagem e por participar do nosso blog Adilson.
      Att., Camille.

      Responder

    1. Olá Nelson, obrigada por participar do nosso blog.

      Fico feliz por saber que gostou da nossa publicação!

      Atenciosamente,
      Camille Elenne Egídio – Diretora-geral do Instituto Long Tao.

      Responder

  2. Es improbable encontrar a escritores con conocimientos sobre este asunto , pero creo que sabes de lo que estás escribiendo. Gracias compartir un tema como este.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *