Introdução

A Acupuntura é um dos pilares da Medicina Veterinária Tradicional Chinesa (MVTC), que inclui ainda a Moxabustão, Fitoterapia (tratamento com ervas), Tuiná (massagem chinesa), Qì Gong (exercícios chineses para reequilíbrio energético), Ventosaterapia, Dietoterapia Chinesa e o Gua Sha (técnica de raspagem). O objetivo principal é a restauração e a manutenção da saúde através do equilíbrio da energia vital (Qì).

O tratamento por Acupuntura vem sendo utilizado em animais e seres humanos há pelo menos 5 mil anos com sucesso e continua sendo o principal método terapêutico de pelo menos ¼ da população mundial. A sessão de Acupuntura Veterinária consiste no estímulo de determinados pontos do corpo dos animais através da inserção de agulhas apropriadas. Ainda podem ser aplicados de calor (moxabustão), massagens (tuiná) e técnicas de manipulação e eletroestimulação, além do raio laser.

Meridianos são canais por onde circula a energia vital do organismo. Tecidos e órgãos internos estão conectados aos músculos e à superfície da pele através desses meridianos. Logo, a aplicação de agulhas ou outros estímulos nos pontos destes meridianos gera reações tanto em tecidos adjacentes quanto órgãos a distância.

Um animal saudável apresenta o fluxo equilibrado de energia liberado nestes meridianos, nutrindo todos os órgãos e tecidos do organismo. Quando há um bloqueio, obstrução, excesso ou deficiência de energia nos meridianos, o corpo do animal fica propenso a problemas físicos, emocionais e de órgãos internos.

Através do correto diagnóstico sob o ponto de vista da MVTC, o acupunturista veterinário poderá equilibrar os meridianos afetados, influindo em órgãos internos, tecidos moles, parte emocional, entre outros. Além de estimular o sistema nervoso, gerando a liberação de endorfina, cortisol, relaxando a musculatura, melhorando o funcionamento tendinomuscular e orgânico como um todo.

 

 

Documentação

2 Cópias simples de: RG e CPF; Comprovante de residência; Certidão de nascimento ou casamento; Título de eleitor; Diploma de conclusão de curso superior em Medicina Veterinária (cópia autenticada);Histórico escolar; 2 fotos 3/4.

 

 

Pré-Requisitos

Ser graduado em medicina veterinária.

 

 

Público Alvo

Médicos veterinários.

 

 

Coordenadores

Ms. Rafael Struffaldi De Vuono | CRMV-SP 10.497
M.V. Thieska Ferreira Ramos | CRMV-SP 23.460

 

 

Duração

24 meses.

 

 

Próxima Turma

2017 - Turmas Semanais e de Finais de Semana!

 

 






Instituto Long Tao © Todos os Direitos Reservados - 2017