Hiperidrose na Medicina Tradicional Chinesa | Por Vânia Santos

Tempo de leitura: 4 minutos

A Hiperidrose afeta de 2% a 3% da população, é uma condição que provoca suor excessivo, na qual os pacientes podem transpirar muito até mesmo em repouso. A sudorese é uma condição normal do nosso corpo e ajuda a manter a temperatura. É normal suar quando se está calor, durante a prática de atividades físicas ou em certas situações específicas, como momentos de raiva, nervosismo ou medo. Porém, a sudorese excessiva ocorre mesmo sem a presença de qualquer desses fatores. Isso porque as glândulas sudoríparas dos pacientes são hiperfuncionantes (basicamente funcionam a todo vapor). A hiperidrose pode decorrer de diferentes causas, como fatores emocionais, hereditários ou doenças. Diferentes regiões do corpo podem ser acometidas: axilas, palmas das mãos, rosto, cabeça, plantas dos pés e virilha.

Hiperidrose na Medicina Tradicional Chinesa

Na Medicina Tradicional Chinesa a principal funções fisiológicas do Coração (Xin) são dominar o sangue e os vasos e abrigar mente, de fato, refere-se a parte do sistema nervoso central, particularmente o córtex cerebral. A sudorese excessiva pode causar perda dos fluidos e a retenção do volume de sangue prejudicando o Qi (Energia) do Coração (Xin) e o Sangue (Xue). O suor e considerado o fluido do Coração (Xin) que se origina do Sangue (Xue) A sudorese excessiva pode ser por fogo no Coração (Xin) uma condição de excesso. O suor é uma consequência do excesso de fluídos corpóreos (Jin Ye) produzidos pelo Estômago (Wei) . Quando o Coração (Xin) possui um desequilíbrio de energia, em especial uma deficiência de Qi (Energia) e/ou do Xue (Sangue), há uma dificuldade em se absorver os fluidos corpóreos (Jin Ye), para dentro dos vasos sanguíneos, que assim, será expulso dos vasos, resultando em suor. Quando o Yang do Coração (Xin) e vazio há abundância de suor, quando Yin Coração (Xin) e vazio há suor noturno.  

Tratamento pela Medicina Tradicional Chinesa

O tratamento pela Acupuntura consiste, em primeiro lugar, na identificação e avaliação das causas de doenças, através de diagnostico pela Medicina Tradicional Chinesa no exame físico, anamnese, língua e pulso, para identificar excessos ou deficiências.  Para tratar a hiperidrose na Medicina Tradicional Chinesa precisamos saber se o Coração (Xin) é a causa ou consequência do desequilíbrio, porém, quando o Coração (Xin) se desequilibra por consequência do mal funcionamento de outro órgão, temos que tratar o órgão causador.

Classificação da Sudorese segundo Maciocia 1996

  • Na cabeça: Calor ou Calor-Umidade no Estômago.
  • Oleosa na Testa: Colapso de Yang
  • Nos membros superiores e inferiores: Deficiência de Estômago e do Baço-Pâncreas.
  • Somente nas Mãos: Deficiência do Qi do Pulmão.
  • Palmas, Solas, Tórax: “Sudorese 5 palmos” ou Calor dos 5 palmos: Deficiência de Yin do Rim.

Todos os órgãos: Baço-Pâncreas, Pulmão ou Rim possuem ligação com Coração através dos 5 Elementos.

A Deficiência de Baço-Pâncreas leva à Deficiência de Coração (lei de mãe e filho) – para tonificar o Baço

A Deficiência do Qi do Pulmão irá sobrecarregar o Coração, levando-o à deficiência em médio prazo, lei de contra dominância. Deficiência de Pulmão levará o Coração ao excesso e depois exaustão.

A Deficiência do Yin do Rim levará à Deficiência do Yin do Coração pois o Rim nutre o Yin do corpo todo.

O impacto psicológico e físico da hiperidrose pode perturbar todos os aspectos da vida de uma pessoa, dificultar a realização de tarefas do dia a dia, na criança pode impedir o processo de aprendizagem, na adolescência conflitos internos, estresse, não estabelecer relacionamentos e evitar aproximar de outras pessoas desde atividades recreativas até na escolha da carreira. Acupuntura é uma das terapias indicada, uma vez que sistema vegetativo é um dos seus campos de ação, auxiliando as pessoas com hiperidrose.

REFERÊNCIAS:

Chen Jirui e Nissi Wang – Casos Clínicos de Acupuntura da China – Roca – 2007

 Sbd.org.br > abril-2020 –Sociedade Brasileira Demartologia

Professor Xie Zhufan – Praticas da Medicina Tradicional Chinesa São Paulo -2009


Vânia Santos é enfermeira (Coren-SP 181.455), especialista em Medicina Tradicional Chinesa/Saúde Integral e professora de Acupuntura e Coordenadora do Ambulatório no Instituto Long Tao.

Este texto foi enviado pelo profissional mencionado e seu conteúdo é de sua total responsabilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *