Obstetrícia MTC I Por Silvana Hechem Navarro

Tempo de leitura: 1 minuto

Período gestacional  ocorrem muitas mudanças fisiológicas e emocionais que podem  causar alguns desconforto levando algumas fragilidades, flutuações linfáticas, hormonais , emocionais etc.

Uma das causas de queixas em desconforto gestacional  é a prisão de ventre gestacional  que é vista de forma similar à da medicina Ocidental.

Prisão de ventre gestacional ocorre devido ao movimento peristáltico lentos por deficiência energética do Baço, deficiência de sangue, Yang dos Rins vazio, calor de Intestinos, Estômago ou ainda Calor Interno.

Quando ocorre Estagnação do Qi, pode evoluir com sinais e sintomas como pouco apetite, boca amarga, irritabilidade, revestimento da língua com uma saburra pegajosa e apresentar um pulso em corda.

Quando existe algum desequilíbrio energético procurar um acupunturista especialista em gestante.

Alguns pontos podem ser utilizados para o tratamento de prisão de ventre em gestantes para equilibrar essa energia  que se encontra em desequilíbrio.

Prisão de Ventre por deficiência de Sangue com sinais e sintomas como rosto e lábios pálidos, pele seca, palpitação, vertigem, língua pálida com pulso fino.

Prisão de ventre por Yang dos Rins Vazio apresenta com temor ao frio, quantidade excessiva de urina, corpo frio e rosto de cor ardósia.

Prisão de Ventre por Vazio de Yin do Estômago  associados com vômitos no início da gestação, fezes escuras, vertigens, diminuição da quantidade de urina, agitação, ansiedade, língua vermelha com revestimento amarelado e seco pulso apresenta pulso escorregadio e rápido. (Maciocia,2007).

Referencias;

CAMPIGLIA HELENA. Domínio do Yin. Da fertilidade á maturidade .A mulher e suas fases Segundo a MTC. Ed Icone.2016.

WILHELM, R. I Ching: o Livro das Mutações. São Paulo: Pensamento,2006

MACIOCIA GIOVANNI. Obstetrícia e ginecologia em Medicina Chinesa. Ed. Roca,2007.

Silvana Hechem Navarro é fisioterapeuta (CREFITO-3/56.309-LTF) e acupunturista, bem como é professora e coordenadora de ambulatório do Instituto Long Tao.

Este texto foi enviado pelo profissional mencionado e seu conteúdo é de sua total responsabilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *