Tempo de leitura: 1 minuto

Atualmente a acupuntura estética facial vem ganhando destaque entre as técnicas utilizadas para prevenir, diminuir e atenuar rugas e marcas de expressão. Até mesmo algumas celebridades de Hollywood já adotaram esse tratamento.
Na Medicina Tradicional Chinesa, as rugas e marcas de expressão ocorrem devido a um bloqueio da Energia Vital (Qi – 氣) em certas áreas da face, causando assim uma diminuição da produção de colágeno e elastina, além de provocar uma desarmonia na ação muscular facial.
Esse bloqueio pode ter diversas causas, entre elas o fumo, a má alimentação, além dos aspectos de herança genética e de alterações emocionais.
A acupuntura visa harmonizar essa Energia (Qi), fazendo com que a produção de colágeno e elastina volte a ser eficaz, e que os músculos faciais voltem a exercer suas funções adequadamente.
Além de utilizar pontos na face, podem ser relacionadas as áreas reflexas de órgãos e vísceras onde as marcas de expressão e rugas se encontram, e assim, um tratamento global pode ser realizado, para que sua eficácia seja ainda maior.
O tratamento de acupuntura estética facial pode exigir várias sessões, dependendo do objetivo que se queira alcançar, mas em contrapartida, o resultado é duradouro, já que há um reestabelecimento das funções naturais.
Abaixo estão os principais pontos utilizados na acupuntura estética facial:
Intestino Grosso: 19, 20.
Estômago: 2, 3, 4.
Bexiga: 2.
Triplo Aquecedor: 23.
Vesícula Biliar: 1, 14.
Vaso Governador: 26.
Vaso Concepção: 23, 24.
Pontos Extras: 1 (Yin Tang), 2 (Tai Yang), 3 (Yu Yao), 4 (Qiu Hou), 5 (Jia Cheng Jiang).
Existem diversas técnicas de acupuntura estética facial, de diferentes autores, cada uma com sua particularidade e certamente sua eficácia.
“Qualquer situação na qual você se encontre é um reflexo exterior do seu estado interior de existência.” – (El Morya)
Olívia Tsutsumi Ambrogi é acupunturista formada pelo Instituto Long Tao.