Shantala – Por Silvana Hechem Navarro

Tempo de leitura: 2 minutos

Há muitos anos, em Calcutá, na Índia, um médico francês chamado Frederick Leboyer encontrou uma mãe que massageava todos os dias de manhã o seu bebê, e se interessou por essa técnica. Essa mãe se chamava Shantala, nome que após ficou conhecido como o nome dessa técnica em todo o ocidente.

Shantala significa ‘’conhecimento da vida sadia’’ e acredita-se que o mais importante nessa massagem é o sentimento nela empregado para que a mãe sinta aquilo que o bebê mais necessita.

Essa massagem dura apenas alguns minutos, e seu período vai aumentando conforme a criança vai crescendo, costuma durar de 2 a 5 minutos no início e podendo durar de 10 a 15 minutos, ou mais dependendo da idade do bebê e da disposição de ambas as partes

Na hora de massagear o bebê deve-se usar um óleo. Esse óleo aconselha-se que seja de origem vegetal, extra virgem e prensado a frio. A mãe deve procurar sempre um ambiente tranquilo e agradável para fazer a Shantala, e caso queira pode acrescentar óleos essênciais para aromatizar o óleo e pode esquentá-lo tomando cuidado para não queimar suas mãos e o bebê.

A Shantala ajuda no desenvolvimento e no sistema imunológico do bebê, diminuindo as cólicas, fazendo com que ele durma melhor, se sinta mais tranquilo, nutre o corpo, desenvolve a consciência corporal e aumenta o vínculo da mãe com o bebê.

Essa técnica não deve ser utilizada quando a mãe não estiver se sentindo bem, quando o bebê estiver de barriga  cheia, com febre, com irritação na pele, com sono ou com fome. Também não se deve massagear a barriga do bebê até que o umbigo esteja completamente cicatrizado.

Por fim, tome sempre cuidado de antes de iniciar a Shantala, colocar gotas do óleo que se pretende utilizar na dobra do braço do bebe e verificar se ele tem alergia a esse óleo, tome cuidado também de não expor o bebê ao sol antes de 8 a 12 horas depois de utilizar óleos cítricos na Shantala.

Silvana Hechem Navarro é fisioterapeuta (CREFITO-3/56.309-LTF) e acupunturista, bem como é professora e coordenadora de ambulatório do Instituto Long Tao.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *