A Utilização da Laserterapia na Medicina Tradicional Chinesa | Por Vânia Santos

Tempo de leitura: 4 minutos

Com o avanço da tecnologia, a laserterapia é a técnica mais recente dentro da Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Hoje, muitos estudos estão sendo desenvolvidos, com evidências cientificas, utilizando o laser na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) em diversas doenças e com resultados promissores. A escolha da utilização do laser e não de agulhas geralmente são para alguns tipos de tratamentos em crianças, idosos e pacientes que apresentam Aicmofobia (pânico de agulhas). O tratamento é feito apenas com a luz emitida pelo aparelho de laser nos pontos de acupuntura (o laser atinge a mesma profundidade das agulhas na maioria das vezes).

O uso do laser na Medicina Tradicional Chinesa é um método conhecido por Laserterapia ou Laserpuntura, contudo, é preciso utilizar um equipamento de laser que atenda aos padrões necessários, como: comprimento de onda, potência do equipamento, número de pontos e de sessões.

O tratamento segue conforme o diagnostico pela Medicina Tradicional Chinesa, o uso do laser não provoca dor e/ou incômodo, e os resultados variam de acordo com cada paciente, em especial em casos de dores – tendinite, osteoporose, coluna, etc.

BENEFÍCIOS DA LASERTERAPIA

  • Redução de efeitos colaterais da quimioterapia e radioterapia em tratamentos de câncer;
  • Auxilia no processo de emagrecimento (atua no controle das emoções, regula o metabolismo);
  • Indução da liberação de endorfinas;
  • Aumento na produção de ATP;
  • Aumento do potencial da membrana de células nervosas;
  • Relaxamento muscular;
  • Rugas, celulite, estrias, manchas, vitiligo, herpes
  • Entre outros…

 PÚBLICO INFANTIL

A Laserterapia vem sendo feita, com sucesso, em crianças como coadjuvante no tratamento TDAH (Transtorno Deficit Atenção com Hiperatividade), há melhora na circulação sanguínea,  diminuição de sintomas da depressão e ansiedade, rinites, sinusites, entre outras infecções virais. Além de diminuir a ocorrência das infecções, a Laserterapia diminui o uso de remédios, isto porque ao aplicar a técnica, várias reações são desencadeadas, fazendo com que o sistema imunológico seja estimulado, havendo equilíbrio.

ACUPUNTURA ESTÉTICA  

É cada vez maior o uso do laser na área estética para cuidar da saúde e da pele. Atualmente, o laser vem sendo um aliado em tratamentos convencionais contra rugas, celulite, estrias, manchas, vitiligo, herpes e outros, por associar problemas estéticos ao desequilíbrio energético dos órgãos. O equipamento de laserterapia na acupuntura pode auxiliar no desequilíbrio que pode acentuar rugas faciais, celulites, queda de pelos e cabelos, alterar a pigmentação facial, etc.

Na Laserterapia ou Laserpuntura, os pontos são estimulados isoladamente, o aparelho – de baixa potência – possui fibra óptica para emissão dos lasers vermelho e infravermelho, podendo assim irradiar todas as regiões do corpo, como perto dos olhos e glândulas, por exemplo. O uso do equipamento de laser na acupuntura vem apresentando melhora expressiva em várias afecções:

  • Mais de 80% de alívio de dor em casos de distensão muscular e pescoço rígido;
  • 70% dores na lombar, nervo ciático; 60% dores nos joelhos e cotovelos;
  • Melhora significativa em fibromialgia, gota e artrite, regula os sistemas endócrino e imunológico, equilibrando e fortalecendo organismo, sendo útil em qualquer tipo de doença e para as pessoas de todas as idades.

Para a aplicação da Laserterapia na Medicina Tradicional Chinesa é fundamental um  profissional com conhecimento na Acupuntura para o manuseio do equipamento à laser, para a escolha do melhor tratamento afim de atingir os resultados desejados, sem trauma ou riscos ao paciente.

REFERÊNCIAS:

http://www.ricardotrajano.com.br/equipamento-laser-acupuntura.php> acesso em março-2020

IMAGEM 1 – VÂNIA SANTOS, São Paulo, 2020

IMAGEM 2 –  http://www.ricardotrajano.com.br/equipamento-laser-acupuntura.php> acesso em março-2020

Vânia Santos é enfermeira (Coren-SP 181.455), especialista em Medicina Tradicional Chinesa/Saúde Integral e professora de Acupuntura e Coordenadora do Ambulatório no Instituto Long Tao.

Este texto foi enviado pelo profissional mencionado e seu conteúdo é de sua total responsabilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *