HPV (Papilomavírus Humano) e a Medicina Tradicional Chinesa | Por Vânia Santos

Tempo de leitura: 3 minutos

Com aproximadamente 570 mil casos novos por ano no mundo o câncer do colo do útero é o quarto tipo de câncer mais comum entre as mulheres. Ele é responsável por 311 mil óbitos por ano, sendo a quarta causa mais frequente de morte por câncer em mulheres. No Brasil, em 2020, são esperados 16.590 casos novos. Em 2017, ocorreram 6.385 óbitos por esta neoplasia.

O vírus HPV é transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual, mas também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. Os subtipos 16 e 18 do vírus são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo mundo e os subtipos 6 e 11 por 90% das verrugas anogenitais. No homem é mais comum aparecer na glande e na região do ânus, já na mulher, os sintomas mais comuns localizam-se na vagina, vulva, região do ânus e colo do útero. As lesões também podem aparecer na boca e na garganta. 

 A vacina é tão importante quanto todas as vacinas que tomamos na infância é fundamental para saúde da mulher, visto que o HPV pode evoluir para o câncer de colo do útero.

MEDICINA TRADICIONAL CHINESA E O HPV

Na Medicina Tradicional Chinesa o HPV (Papilomavírus Humano) é considerado um agente patogênico. O padrão da doença varia (tal como em outras patologias de origem externa), consoante a força do Xie Qi (Energia Perversa), Wei Qi (Energia Defensiva) do estado do Qi (Energia), Xue (Sangue) e dos Jin Ye (Líquidos Orgânicos). Se existir uma debilidade do Wei Qi (Energia Defensiva) ou Qi (Energia) e Xue (Sangue), pode existir mais do que um ataque, um corpo enfraquecido pode sofrer ataques sucessivos, sem tratamento estes padrões podem acumular-se e originar umidade-calor ou calor-toxico no tecido.

Os principais padrões desarmonia provocados pelo HPV são:

  • Acúmulo de umidade-calor;
  • Acúmulo de toxinas no aquecedor inferior devido umidade-calor no meridiano do fígado;
  • Desarmonia do Chong Mai e Ren Mai por estagnação de Qi do Fígado;
  • Deficiência Baço;
  • Deficiência Rim;
  • Deficiência Yin Rim e Fígado;
  • Deficiência de Yang do Baço e Rim.

Tratamento Medicina Tradicional Chinesa

O diagnóstico da Medicina Tradicional Chinesa determinará a escolha do princípio terapêutico, é feito pela inspeção da língua, das unhas e do cabelo; pela palpação do pulso; pela investigação do estado do apetite, do paladar, das fezes, da urina, entre outros. Também importa para o diagnóstico a análise das condições socioculturais em que a pessoa se encontra, sendo fundamentais os aspectos emocionais, os hábitos alimentares, sexuais e de atividade física.

Após definido os excessos e deficiências o tratamento poderá será feito através da acupuntura, fitoterapia, dietoterapia, moxaterapia ou auriculoterapia para ajudar alívio dos sintomas, combater o fator patogênico e fortalecer o organismo, o reforço do sistema imunitário é essencial na prevenção.  

A integração da Medicina Ocidental e da Medicina Chinesa são importantes na prevenção e no tratamento do HPV, outros fatores enfraquecem o sistema imunológico. A MTC ajuda a reforçar o Yang e o Qi recuperando a energia que o corpo necessita, o mais importante é a saúde do paciente.        

Referências:

B.Auteroche – P Navailh – Diagnóstico na Medicina Chinesa- São Paulo-1992

https://www.inca.gov.br/noticias/vacinacao-contra-o-hpv-e-segura-efetiva-e-necessaria-para-eliminar-cancer-do-colo-do-utero >abril-2020

http://www.blog.saude.gov.br/34714-hpv-pacientes-relatam-experiencias-com-virus >abril- 2020

http://ginecesmtc.blogspot.com/2018/06/hpv-virus-do-papiloma-humano.html >abril -2020

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902012000100019 >abril-2020

Imagem – https://www.vix.com/pt/saude/543615/hpv-tem-cura-como-fazer-seu-sistema-imunologico-naturalmente-matar-o-virus >abril-2020


Vânia Santos é enfermeira (Coren-SP 181.455), especialista em Medicina Tradicional Chinesa/Saúde Integral e professora de Acupuntura e Coordenadora do Ambulatório no Instituto Long Tao.

Este texto foi enviado pelo profissional mencionado e seu conteúdo é de sua total responsabilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *