O Coração na visão da MTC (Elemento Fogo) | Por Vanessa Marques

Tempo de leitura: 1 minuto

Quando em equilíbrio, é o que nos dá motivação, o encantamento pela vida. Em desequilíbrio, é a euforia, a excitação excessiva. Entre os sintomas físicos, podemos citar: esquecimento e insônia.

Manifesta-se na compleição e tem a função de irrigar e nutrir nosso corpo, assim, o seu bom ou mau funcionamento refletem na aparência física. Uma boa circulação sanguínea favorece a nutrição adequada dos tecidos e assim, promove uma pele rosada e lustrosa. De forma oposta, a circulação deficiente provoca palidez. A estagnação resulta numa coloração púpuro-azulada, condizente com sangue rico em CO₂. Ainda, se houver excesso de calor a pessoa terá uma feição avermelhada.

Ao abrigar a mente, o funcionamento do Coração (Xin) e do Sangue (Xue) afetam as atividades mentais, as emoções, a consciência, a memória, o pensamento e o sono, pois o Coração (Xin) é a residência da mente. Esta metáfora quer dizer, que uma mente bem irrigada executa suas funções de forma plena.

Com o abrir-se na língua significa que podemos observar o estado do Coração (Xin) pela coloração da língua, principalmente da ponta, que reflete a qualidade e a circulação do sangue, assim como o paladar, pois uma língua bem nutrida distingue os cinco sabores.

O Coração (Xin) controla a sudorese, sua emoção é a alegria e sua víscera Intestino Delgado.

REFERÊNCIAS:

Bibliografia: Maciocia G. Os Fundamentos da Medicina Chinesa: Um texto abrangente para acupunturistas e fitoterapeutas. 1ª ed. São Paulo: Roca, 1996.


Vanessa Marques é Acupunturista e professora do Instituto Long Tao.

Este texto foi enviado pelo profissional mencionado e seu conteúdo é de sua total responsabilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *