Saúde da Mulher: Acupuntura na redução dos sintomas da menopausa | Por Vânia Santos

Tempo de leitura: 4 minutos

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que uma mulher encontra-se na menopausa após a ausência consecutiva da menstruação por 12 meses, o que normalmente ocorre entre 45/55 anos. A North American Menopause Society calcula que, até 2030, 1 bilhão e 200 milhões de mulheres estejam vivendo a menopausa.

Menopausa é a baixa produção de estrogênio. Na medicina ocidental as mulheres são tratadas com terapia hormonal de substituição para aliviar os sintomas. Contudo, devido ao seu potencial e efeito negativo ao nível do sistema cardiovascular e cancro de mama, 40 a 50% das mulheres ocidentais optam por terapias complementares.

Para Medicina Tradicional Chinesa (MTC) a menopausa não é uma doença e nem uma patologia, é uma consequência natural e fisiológica da energia Rim (energia ancestral). O rim responsável por guardar sua energia vital (recebido dos pais/DNA) chama-se Jing, essência pré–celestial ou energia ancestral.

Na MTC há três tipos de diagnósticos na menopausa relacionada ao declínio energia Rim: deficiência Yin Rim, deficiência Yang, deficiência Qi Rim. A mais comum é a deficiência Yin Rim (energia fria) em que a menopausa está relacionada. 

A minha prática de acupunturista me fez observar que as queixas mais comuns estão associadas a sintomas específicos e frequentes: fogachos, suor na nuca, secura vaginal, dor e edema, mãos e pés frios, desconforto, disfunção sexual, falta de energia, tontura, vertigem, zumbidos, gosto amargo na boca, instabilidade de peso, pele seca, cefaleia, intestino preso, pressão alta. Sintomas psicológicos: irritabilidade, insônia, preocupação, depressão, ansiedade, tristeza, medo, insegurança.

A acupuntura é eficaz para tratar os sintomas acometidos pela menopausa através de um diagnóstico preciso de pulso e da língua, e autoconhecimento (quanto mais você se conhece menos você adoece). Como complemento, aplicar a fitoterapia (chás e fórmulas magistrais chinesas), laserterapia, floral de Bach, aromaterapia, stiper, dietoterapia chinesa e outros, técnicas capazes de trazer equilíbrio físico e emocional, reduzir ou eliminar os sintomas, trazendo uma melhor qualidade de vida para a mulher.   

Tratamento proposto conforme diagnóstico da medicina chinesa: 

Acupuntura: nutrir Yin Rim, tonificar Yin Rim, tonificar Yin Fígado, acalmar a mente;  

Aurículo: Shenmen, rim, simpático, coração, ansiedade, útero, ovário, endócrino, hipófise, neurastenia;    

Vasos Maravilhosos: Vaso Concepção, vaso penetrador, vaso governador;

Fitoterapia: Chá gergelim preto nutri a energia do rim e ajuda a regular intestino preso; chá jasmim tem uma influência regulador Yin e Yang é calmante, babosa (aloe vera) fortalece o baço; chá folha de amora age no rim e regula fígado, vesícula biliar e coração para sudorese noturna (fogachos);

Óleos essenciais:

O óleo essencial de gerânio tonifica Yin dos Rins sustenta e acalma Shen, é um regulador hormonal natural, é o óleo da mulher em todos os aspectos, deve ser usado no colar difusor, pingar em um lenço, inalar ou misturar com óleo vegetal e passar no corpo, nunca passar puro sobre a pele. São indicados para a deficiência de Yin do Rimmanjericão, alecrim, limão e lemongrass – em um aromatizador ambiente coloque 4 gotas de um destes óleos essenciais mencionados e um pouco de água.

Referências

GUIMARÃES, Adriana Coutinho de Azevedo; BAPTISTA, Fátima. Atividade física habitual e qualidade de vida de mulheres na meia-idade. Rev Bras Med Esporte,  São Paulo,  v. 17, n. 5, p. 305-309,  out.  2011.

NORTH AMERICAN MENOPAUSE SOCIETY. Basics facts about menopause. Disponível em: <http://www.menopause.org/aboutm/facts.html>. Acesso em: 10 jan. 2020.  

PARDINI, Dolores. Terapia hormonal da menopausa. Arq Bras Endocrinol Metab,  São Paulo,  v. 51, n. 6, p. 938-942, ago.2007. 

RIBEIRO, Daniela Almeida; MOREIRA, Sara Matos. A fitoterapia no tratamento dos sintomas da menopausa: qual a evidência?. Rev Port Med Geral Fam,  Lisboa ,  v. 33, n. 1, p. 70-72,  fev.  2017.  

SAIDE, BEL. Ginecologia natural. 2017. Disponível em: <https://ginecologianatural.com.br/como-a-aromaterapia-pode-ajudar-na-menopausa/>. Acesso em: 10 jan. 2020.

SANTOS, Fernanda Mara dos. Alimentação terapêutica chinesa. 2018. 

SANTOS, Vânia. Acupuntura. Instituto Long Tao, 2020.

SENNA, Vitor Silva; SILVA, Paula Raquel da. Acupuntura auricular. São Paulo: Phorte, 2012.

TRENCH, Belkis; SANTOS, Claudete Gomes dos. Menopausa ou Menopausas?. Saude soc.,  São Paulo ,  v. 14, n. 1, p. 91-100,  Apr.  2005 .

VORCARO, Francisco. Diagnóstico pulso. Instituo Long Tao , 2020.

Procure sempre um profissional!  


Vânia Santos é enfermeira (Coren-SP 181.455), especialista em Medicina Tradicional Chinesa/Saúde Integral e professora de Acupuntura e Coordenadora do Ambulatório no Instituto Long Tao.

Este texto foi enviado pelo profissional mencionado e seu conteúdo é de sua total responsabilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *