Tempo de leitura: 3 minutos

O uso das ventosas quando são aplicadas nos 14 Canais apresenta a capacidade de regular a função nervosa, aumenta a resistência do corpo às doenças, desintoxica o organismo promovendo uma purificação e melhor respiração da pele e também favorecendo a uma melhor circulação sanguínea tornando os vasos mais flexíveis e limpando os tecidos abaixo da pele.
Ao utilizar a Ventosa com a intenção de limpar o Sangue (Xue) o processo estará auxiliando o pulmão, promovendo uma melhor circulação e limpeza do Sangue (Xue) que ocorre pela troca de gases desde a unidade celular até o sistema circulatório como um todo.
Quando o uso da ventosa é acompanhado da sangria, ocorre o esvaziamento de Sangue (Xue) dos tecidos da adjacência e o mesmo é substituído por outras células sanguíneas e consequentemente, ocorrerá o alívio da dor.
As ventosas também podem ser utilizadas na região dorsal do paciente, onde estão localizados os nervos parassimpáticos e os simpáticos, promovendo estímulos e acarretando interferência benéfica no sistema nervoso autônomo e benefícios para todos os órgãos que estão sob seu controle.
A Ventosaterapia também é eficaz como massagem para sintomas originários de doenças causadas pela grande atividade e agitação da vida moderna, incluindo neste rol a ansiedade, fadiga e tensão muscular.
As aplicações de ventosas apresentam resultados positivos e eles se reforçam quando, concomitantemente, são associados à uma dieta saudável, atividades físicas reguladas, uso da Acupuntura e Fitoterapia.
A formação do vácuo para sucção da pele depende da intensidade do tipo e do grau da doença, podendo ser de estímulo leve a forte. Quando a aplicação das ventosas é realizada por meio da bomba, torna-se bastante simples o controle da pressão que será exercida pela quantidade de ar que será retirado do interior da ventosa, como explica, no esquema abaixo descrito:
Dosagem Aplicação com a bomba:
- Fraco Puxa-se a bomba apenas 1 vez;
- Médio Puxa-se a bomba 2 vezes;
- Forte Puxa-se a bomba de 3 a 4 vezes.
Intensidade fraca: Tonificação
Quando a aplicação da ventosa tem uma intensidade fraca, a sucção exercida é suave e fraca, a pele e tecidos superficiais sugados para o interior do copo não ultrapassam de 3 a 4 mm, não causando desconforto no paciente. Este estímulo faz com que o fluxo de Qi e Sangue (Xue) se movimentem e se encaminhem para o local estimulado permitindo que a circulação melhore.
Intensidade Média – Tonificação
Quando a aplicação da ventosa tem uma intensidade média, gera uma sucção mais moderada, a pele e tecidos superficiais sugados para o interior do copo não ultrapassam de 4 a 6mm, não causando desconforto para a maioria dos pacientes. Este estímulo, por ser um pouco mais intenso, promove uma maior mobilização do Qi e do Sangue (Xue), sendo muito utilizado para liberar estagnações e estases
Intensidade Forte – Dispersão
Quando a aplicação da ventosa tem uma intensidade mais forte, gera uma sucção mais intensa, a pele e os tecidos superficiais sugados para o interior do copo ultrapassam a média de 8mm, causando desconforto ao paciente, podendo estar acompanhado de dores na aplicação.
Bibliografia:
FILHO, Reginaldo – Ventosaterapia Chinesa – 1ª ed. – 2016
Antônio Augusto Cunha – Ventosaterapia – Tratamento e Prática – 2 ª Ed – 2007
Vanessa Marques é Acupunturista e professora do Instituto Long Tao.
Este texto foi enviado pelo profissional mencionado e seu conteúdo é de sua total responsabilidade.
Link permanente
Ótimos esclarecimentos sobre ventosaterapia
Link permanente
Obrigada pelo feedback Juliana!