Diagnóstico pela língua na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) | Por Vânia Santos

Tempo de leitura: 2 minutos

A inspeção da língua é um dos principais métodos de diagnóstico na MTC, pois reflete a condição dos órgãos internos e é base da diferenciação de síndromes, conectada aos Zang Fu (órgãos e vísceras) via meridianos. Portanto, QI essencial dos órgãos internos nutre a língua e mudanças patológicas são refletidas. Certas localidades da língua refletem o estado de cada órgão. A língua é dividida por três aquecedores: aquecedor superior ponta, aquecedor médio centro, aquecedor inferior raiz. Subdividida em 4 partes, a ponta reflete coração/pulmão, o centro reflete estomago/baço, a raiz rim/bexiga/intestino e as laterais fígado/vesícula biliar.   

Como observar a língua:  Procurar sinais que correspondem ao estado geral do organismo. Após, buscar sinais mais específicos sobre a manifestação da desarmonia do paciente.

Avaliação:

  1. Cor – coração – A cor do corpo indica as condições do sangueQi Nutritivo e órgãos Yin; reflete condições de calor/frio e Yin/Yang – mostra funcionamento do estômago;
  2. Formato – baço pâncreas – A forma do corpo indica o estado do sangue e do Qi Nutritivo, remetendo aos estados de excesso ou de deficiência.
  3. Saburra – estômago e fator patogênico – revestimento da língua reflete o estado dos órgãos Yang; em particular, o estômago – reflete a digestão do indivíduo;
  4.  Umidade – Jin Ye – fluidos corpóreos – A quantidade de umidade sobre a língua fornece uma indicação do estado dos fluidos corpóreos.

Referências

BORGES, Fabrício. Minibook: métodos de diagnóstico língua. Goiânia: Centro Benessere.          

WEN, Tom Sintan. Acupuntura clássica chinesa. 2.ed. São Paulo: Cultrix, 2011.

ZHUFAN, Xie. Prática da medicina tradicional chinesa . São Paulo: Ícone, 2008.


Vânia Santos é enfermeira (Coren-SP 181.455), especialista em Medicina Tradicional Chinesa/Saúde Integral e professora de Acupuntura e Coordenadora do Ambulatório no Instituto Long Tao.

Este texto foi enviado pelo profissional mencionado e seu conteúdo é de sua total responsabilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *