Gestação na visão da MTC (Parte I) – Por Ana Paula Zampirolli

Tempo de leitura: 3 minutos

Na visão da Medicina Chinesa o universo é classificado entre os Cinco Elementos.

O mesmo ocorre com o corpo e a mente humana.

Dos cinco elementos e seus relativos órgãos diretamente associados à saúde da gravidez que são importantes de observar e levar em conta quando trabalhamos com gestantes, os principais elementos relacionados à dinâmica energética dos ciclos femininos são: Terra, Madeira e Água. 

O Fogo tem importância secundária e o Metal não costuma ser diretamente relevante na fisiologia feminina.

TERRA

O Elemento Terra representa propriamente a energia da fertilidade, mãe terra, onde se desenvolvem os frutos dos quais nos alimentamos. O útero, os óvulos, o líquido amniótico e o leite materno pertencem a essa energia. Terra está ligada à nutrição e formação do Sangue. O Sangue (Xuè) é uma forma condensada de energia, predominante na fisiologia feminina e intrinsecamente ligada à reprodução.

A produção do Sangue (Xuè) ocorre através da transformação dos nutrientes adquiridos na nossa alimentação, permitindo a renovação do Qi, Jing, Xuè, líquido amniótico e produção de leite materno.

ÀGUA

O Elemento Água se relaciona com os Rins e com a Bexiga, onde destacamos o Jing (Essência) como a qualidade de herança genética, que é regida pela energia Água. Dessa forma, os gametas nos óvulos e espermatozóides estão ligados à energia dos Rins, mais especificamente ao Yin dos Rins (Jing), assim como a energia da bolsa das águas, das membranas que mantém o líquido amniótico intacto no ventre. 

O que pouca gente sabe é que no momento em que o espermatozoide (Yang) encontra o óvulo (Yin) muito se determina além do início de um novo ser. Sabemos que toda a carga genética está definida. Mas o conceito de Essência (Jing) na MTC inclui tanto as tendências genéticas, quanto também a quantidade e a qualidade da nossa energia mais basal, estrutural, que carregaremos durante toda a vida.

MADEIRA

O Elemento Madeira representa os ciclos de vida e da natureza, de renovação, mudanças na vida e envelhecimento. Ligado ao elemento madeira está o Fígado e a Vesícula Biliar, sendo o primeiro central na saúde reprodutiva feminina. O Fígado armazena o Sangue (Xuè), que é sustentado pelo Yin dos Rins e do Fígado. É responsável pelo livre fluxo do , e em desequilíbrio pode levar a enjoos gravídicos, insônia, edemas, perda de sangue, hemorragias quentes e eclâmpsia.

FOGO

Ao Elemento Fogo associa-se na saúde reprodutiva a energia do Coração. O Coração (Xin) é a morada de Shen (mente), e através de Shen que damos a permissão para a chegada do novo espírito que é o bebê.

METAL

O que devemos levar em conta com relação ao Elemento Metal é Po, aspecto psíquico e espiritual relacionada ao corpo físico, que é a alma corpórea, que reside no Pulmão. É o Po da mãe que orienta a formação do Po do bebê, que ajuda a concentrar e condensar a energia para a formação e estruturação da pessoa que chega.

A Essência Pré-Natal é boa parte formada no momento da fecundação e pode ser entendida como um reservatório, uma poupança, que nosso corpo recorrerá em momentos de necessidade ao longo de toda a nossa vida.

O mais importante é que essa Essência Pré-Natal determina a nossa longevidade. Ou seja, quando ela se esgota, morremos.

Pode-se dizer que metade da Essência Pré-Natal é constituída no momento da concepção, como já vimos. A outra metade é formada ao longo das 40 semanas gestacionais através da passagem da Essência Pós-Natal da mãe (a energia que ela extrai dos alimentos e do ar) diretamente para o bebê.

Em breve PARTE II será publicada também!

Ana Paula Zampirolli é bióloga e mestre em paleontologia, bem como acupunturista e professora do Instituto Long Tao.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *