Os Cinco Elementos no autoconhecimento e conhecimento do próximo | Por Denise Darin

Tempo de leitura: 4 minutos

Por que pensamos e sentimos de forma diferente?
Por que queremos mudar o outro e não procuramos entender o outro?
Por que agimos e reagimos de forma diferente mediante aos estímulos?
O que posso aprender com as diferenças? Com uma maneira de pensar diferente da minha?
Quem detém a verdade absoluta?
O que é a verdade?

Viajamos para outros países a fim de conhecermos pessoas e culturas diferentes, nos encantamos com isso e muitas vezes não estamos abertos para conhecermos quem está ao nosso lado. Nos irritamos e ficamos infelizes quando as pessoas não são como gostaríamos que fossem.

É preciso fazer perguntas, investigar até chegar na raiz (origem) das coisas.  Quando buscamos uma outra visão e reflexão dos acontecimentos, acabamos encontrando as respostas para o que nos acontece.

Os Cinco Elementos ou Cinco Movimentos (Wu Xing) e o autoconhecimento e conhecimento do próximo.

O sistema dos Cinco Elementos começou com uma prática médica asiática de mais ou menos quatro mil anos. Os chineses teorizam que o universo é composto por cinco forças representadas por água, madeira, fogo, terra e metal na qual uma gera a outra e uma controla a outra em nome do equilíbrio da saúde do corpo, mente e espírito. A nível microcósmico, o equilíbrio do homem e a nível macrocósmico o equilíbrio do universo. A conduta humana, as emoções e a saúde são influenciadas por esses elementos e podemos entender a personalidade de cada ser humano através dessas cinco forças. Conhecer sobre os elementos ajuda a todos a fomentar uma aceitação mais sincera de si mesmo e dos demais.

Equilíbrio x Desequilíbrio

Os desequilíbrios nos Cinco Elementos podem influenciar mais do que na saúde física, influencia no nosso crescimento social e emocional.

O equilíbrio não está em aceitar os problemas emocionais, físicos, mentais e espirituais. Consiste em ter a totalidade e equilíbrio entre a mente, corpo e espírito. Para tal, o autoconhecimento se torna fundamental e o entendimento que todas as pessoas têm suas próprias limitações.

Os Cinco Elementos podem nos ajudar a conhecer melhor as pessoas e as situações e a compreender os acontecimentos. Oferecem uma chave para aceitarmos ou não uma situação ou pessoa, em vez de julgarmos ou aguentarmos. Quando analisamos pela ótica dos Cinco Elementos, as nossas generalizações e suposições são abaladas e damos espaço para entendermos que todos somos indivíduos e cada um tem o seu ritmo.

É importante ressaltar que afetamos o mundo e as pessoas com os nossos pensamentos, sentimentos e atitudes e da mesma forma somos afetados.

Partindo do entendimento que todos temos um elemento dominante e que reagimos ao estresse à nossa própria maneira e ficar mais inteligível, vou exemplificar como as pessoas dos diferentes elementos reagem mediante à uma situação de estresse.

Elemento Água: ficar pensando muito na vida e nos acontecimentos, querer adivinhar o futuro, pode ser que se sinta desencorajado, apavorado e paralisado.

Elemento Madeira: mediante à uma situação de estresse pode se tornar agressivo, explosivo, irritado.

Elemento Fogo: mediante à uma situação de estresse necessita de pessoas animadas, atividades energéticas e divertidas para se manterem em equilíbrio.

Elemento Terra: mediante à uma situação de estresse necessita de amigos e a família que o apoie.

Elemento Metal: mediante à uma situação de estresse pode se afastar das pessoas e das coisas que estão sob a influência do estresse.

Nota: esse texto trata de uma pequena abordagem de como o conhecimento através dos Cinco Elementos podem permitir pensarmos mais além das nossas individualidades. Mais do que nunca nos entendermos e compreendermos o outro e que estamos conectados mediante as experiências humanas. Esse conhecimento faz com que a vida e as relações fiquem mais sadias.


Denise Darin é professora de Medicina Tradicional Chinesa no Instituto Long Tao, terapeuta holística formada pela (UCB), numeróloga, radiestesista, terapeuta floral e atua como acupunturista, psicanalista transpessoal, programação neurolinguística e demais técnicas que proporcionem o autoconhecimento e o reequilíbrio do corpo e mente.

Este texto foi enviado pela profissional mencionada e seu conteúdo é de sua total responsabilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *