Aromaterapia com responsabilidade | Por Carolina Bevilacqua

Tempo de leitura: 2 minutos

Muito tem se falado sobre a aromaterapia atualmente, seu crescimento se deu de forma exponencial durante a pandemia e continua em evidência.

De certo modo isso é excelente pois uma terapia razoavelmente acessível de grande ajuda na saúde e bem-estar ganhou visibilidade, porém, junto ao crescimento e visibilidade houve a banalização da técnica.

O famoso “método de cura natural” que tem sido divulgado nas redes sociais, por leigos e para leigos, de forma irresponsável, sem o olhar profissional e cuidadoso sobre os riscos que envolvem seu uso indiscriminado.

E é sobre isso que gostaria de falar hoje.

A aromaterapia é uma técnica terapêutica muito eficiente para manutenção e restauração da saúde e bem-estar, sua base consiste basicamente no uso de óleos essenciais de grande concentração e óleos vegetais.

Justamente por serem produtos provenientes da natureza (flores, folhas, resinas, madeiras, frutas) passam a falsa impressão de serem inofensivos, são naturais e não oferecem risco, mas esse engano pode ser responsável por um grande prejuízo a saúde de quem os utiliza.

Os óleos são compostos químicos altamente concentrados das plantas, uma gota é equivalente a em média 23 xícaras de chá da mesma erva, eles tem ação fisiológica no organismo humano, assim como emocional, psíquica e energética /vibracional.

Sua ação fisiológica se dá pela absorção dos componentes do óleo através da via olfativa ou cutânea (pele) agindo internamente de forma semelhante a medicamentos, inclusive interagindo entre eles e interagindo com a medicação utilizada.

Muitos óleos tem contra indicações e causam reações quando utilizados de forma incorreta, também possuem efeito acumulativo no organismo.

Todas essas informações são para expandir sua consciência sobre o uso, eles são realmente muito úteis para a manutenção da saúde porém não são apenas “cheirinhos” como muitas vezes é divulgado.

Para seu uso seguro é necessário conhecimento técnico e responsável, para tal é necessário que sua indicação seja feita por Aromaterapeutas formados e não apenas vendedores ou representantes que receberam treinamento a cerca do uso.

Espero que esse texto te inspire a buscar mais informações de uso responsável dessa técnica tão especial.

Carolina Bevilacqua é Terapeuta Naturopata, CEO do Flor da Vida Vibracionais e Professora de aromaterapia na Formação em Terapias Integrativas do Instituto Long Tao.

Este texto foi enviado pelo profissional mencionado e seu conteúdo é de sua total responsabilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *