Medicina Tradicional Chinesa auxiliando na reabilitação pós–cirúrgico de câncer de mama | Por Vânia Santos

Tempo de leitura: 4 minutos

No Brasil, entre janeiro e julho de 2019 foram realizadas 26.378 mil cirurgias de câncer de mama no Sistema Único de Saúde (SUS). O tratamento varia de acordo com o estadiamento da doença, as características biológicas do tumor e as condições da paciente. A conduta habitual nas fases iniciais do câncer de mama é a cirurgia, que pode ser conservadora (retirada apenas do tumor) ou mastectomia (retirada da mama) parcial ou total, seguida ou não de reconstrução mamária.

O câncer de mama é o que mais afeta mulheres no Brasil, cerca de 25 mil mulheres com câncer de mama precisam fazer a retirada, cirúrgica da mama. Entre essas pacientes, 63,6% têm problemas no pós-operatório. Nos casos mais severos, o linfedema causa grande dor e impede a realização de atividades corriqueiras. Já a diminuição na capacidade de movimentação ocorre quando a mulher perde mais de 20 graus de amplitude de movimento (o normal é 180 graus). As mulheres são orientadas a aprender conviver com o inchaço crônico do braço, somente procurando o quadro já instalado, impedindo ou dificultando a realização das atividades de vida diária.

Embora o maior interesse da medicina ocidental pela Medicina Tradicional Chinesa esteja concentrado em seus efeitos de propriedade analgésica, a acupuntura é hoje amplamente utilizada no tratamento de condições não dolorosas. Sabe-se que ela é capaz de estimular a síntese de neuropeptídeos, os quais controlam as funções do corpo humano como a fisiologia cardiovascular e secreções hormonais. A MTC pode ser empregada para combater complicações decorrentes de cirurgias para retirada do câncer de mama, diminuindo, até mesmo, o tempo de recuperação, como falta de mobilidade dos membros superiores e do linfedema (inchaço nos braços e pescoço provocado por má circulação), ajuda combater os sintomas mais rápido, como a amplitude de movimento de ombro.

Na MTC as sessões podem ser feitas desde o pós-operatório, os resultados melhoram ainda mais, auxiliando para o não aparecimento de linfedema, flebite (inflamação na veia) e para:

  • Reduzir o edema;
  • Favorecer a drenagem linfática especialmente nas áreas afetadas;
  • Reduzir a fibrose e melhorar a condição da pele;
  • Melhorar a capacidade funcional do paciente;
  • Aliviar o desconforto e aumentar a qualidade de vida;
  • Reequilíbrio emocional 
  • Restabelecimento homeostase orgânica 
  • Reduzir o risco da Síndrome de Stewart – Treves (SST), rara forma de linfangiossarcoma que surge em casos de linfedema
  • Age sobre distúrbios causados pela cirurgia como: gastralgia (dor estomago), constipação, distúrbio do sono, cefaléias, enjôos, ansiedade, depressão etc.

Tratamento pela Medicinal Tradicional Chinesa

O tratamento pela Acupuntura inicia pelo diagnostico da Medicina Tradicional Chinesa considerando os padrões de desarmonia energética, portanto, devemos agregar outras técnicas como a Moxabustão, Ventosaterapia, Dietoterapia, Fitoterapia, Auriculoterapia, Eletroacupuntura, Laserterapia, para resultado eficaz.

O câncer de mama é a crença de que esta doença está associada a algo que cresce e destrói, isso traz consequências desastrosas do ponto de vista emocional, na forma ou capacidade de enfrentamento da doença e possíveis sequelas. Apesar da conexão mente/corpo ter sido reconhecida relativamente há pouco tempo na medicina ocidental, a interação das emoções com o corpo físico é um aspecto essencial na Medicina Tradicional Chinesa. Cada órgão corresponde a uma emoção e o desequilíbrio dessa emoção pode afetar a função do órgão afetando assim processo de recuperação.  A cirurgia de câncer de mama traz impacto doloroso sobre a vida das mulheres, não somente no físico, mais principalmente no emocional.      

REFERÊNCIAS:

Fernando A. C. Fernandes – Acupuntura Estética e no pós- operatório de cirurgia plástica  

http://www.batalhadoras.org.br/artigo/308/estudo-comprova-beneficios-da-acupuntura-apos-cirurgia-de-cancer-de-mama#.XoPGSflKjMx>março-2020

https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/45941-descobri-um-nodulo-no-seio-como-ser-atendida-no-sus>março-2020

https://www.spclinic.pt/tratamento-linfedema/março-2020

(Tukmack, 2000).>março2020

(Gomes et al., 2002).

https://www.gov.br/pt-br/noticias/assistencia-social/2019/10/mulheres-em-tratamento-contra-cancer-participam-do-dia-da-beleza>março-2020

http://www.anaisdedermatologia.org.br/detalhe-artigo/102264/Sindrome-de-Stewart-Treves-abril 2020>março 2020

https://www.inca.gov.br/estimativa>março2020

http://www.oncoguia.org.br/conteudo/cirurgia-para-cancer-de-mama/1397/265/


Vânia Santos é enfermeira (Coren-SP 181.455), especialista em Medicina Tradicional Chinesa/Saúde Integral e professora de Acupuntura e Coordenadora do Ambulatório no Instituto Long Tao.

Este texto foi enviado pelo profissional mencionado e seu conteúdo é de sua total responsabilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *