O Baço na visão da MTC (Elemento Terra) | Por Vanessa Marques

Tempo de leitura: 1 minuto

Em equilíbrio nos dá a clareza de pensamento e a capacidade de decisão. É o centro. Quando em desequilíbrio, causa pensamentos repetitivos ou acelerados. Dentre os sintomas físicos, encontramos a falta de apetite.

Se as funções de digestão, de movimento, de transporte e de transformação do Qi do Baço (Pi) estiverem harmonizadas, haverá um bom fornecimento de Energia (Qi) e de Sangue (Xue) e estes serão transportados adequadamente aos músculos que se tornam nutridos e firmes. Os membros superiores e inferiores tornam-se energizados e quentes, aptos para os movimentos.

O Baço (Pi) tem um papel vital na formação do Sangue (Xue), governa-o, no sentido de mantê-lo dentro dos Vasos Sanguíneos (Xue Mai).

GOVERNAR O XUE:
Se o Yang Qi do Baço (Pi) for deficiente, o Sangue (Xue) não poderá ser mantido dentro dos Vasos Sanguíneos (Xue Mai).

MANTER OS ÓRGÃOS FIXOS:
Além disso, ele sustenta e mantém os órgãos no interior do corpo, em seu devido lugar.
Se ocorrer Deficiência do Yang Qi do Baço, poderá haver ptose de vários órgãos, principalmente dos situados no assoalho pélvicos e os abdominais, tais como, ptose do útero, do ânus, da vesícula biliar, do estômago e dos rins.

EMOÇÃO: Preocupação

VÍSCERA: Estômago.

REFERÊNCIAS:
Maciocia G. Os Fundamentos da Medicina Chinesa: Um texto abrangente para acupunturistas e fitoterapeutas. 1ª ed. São Paulo: Roca, 1996.


Vanessa Marques é Acupunturista e professora do Instituto Long Tao.

Este texto foi enviado pelo profissional mencionado e seu conteúdo é de sua total responsabilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *