Rosácea e a Medicina Tradicional Chinesa | Por Silvana Hechem Navarro

Tempo de leitura: 4 minutos

A Rosácea é uma condição inflamatória que causa uma dermatose facial crônica, caracterizada por eritemas e pústulas. Ela pode se manifestar em locais como o centro da face, bochechas, nariz, testa, queixo, olhos, entre outros.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a rosácea pode ocorrer em ambos os sexos com história familiar positiva, em média entre os 30 e 50 anos.

A patologia ocorre através de um desequilíbrio do sistema autoimune, a colonização de micro-organismos como Demodex Folliculorum e o Demodex brevis(pele), além da Helicobacter pylori (mucosa gástrica).

Os sintomas são caracterizados pelo rubor das bochechas seguido de eritema, telangiectasia (vários vasinhos sanguíneos dérmicos dilatados), pápulas e pústulas, e nos casos mais graves essa condição pode se expandir para região ocular.

A National Rosacea Society (NRS), criou um sistema padrão de diagnóstico, baseado em características necessárias para confirmar o quadro patológico, que são:

  1. Presença de eritema, transitória ou persistente;
  2. Telangiectasia;
  3. Pápulas ou pústulas inflamatórias.

Existe também, uma classificação por subtipos clínicos:

  • Eritêmato-telangiectasia (vermelhidão facial);
  • Papulopustular (inchaço e espinhas);
  • Fimatosa (pele espessa);
  • Ocular (região dos olhos).

As queixas principais podem vir associadas a calor, ardência e queimação local por ação da vasodilatação e constantes reações alérgicas.

As causas são variadas, que podem ser uma pré-disposição genética, alterações emocionais, alteração hormonal, mudança brusca na temperatura, medicamentos vasodilatadores,  estações mais frias do ano, banhos mais quentes, consumo de bebidas alcóolicas, alimentos condimentados, pimenta, chás, achocolatados, café, excesso de atividade física e situação de muito estresse e raiva. Essas condições podem agravar o quadro de Rosácea.

A rosácea possui padrões na visão da Medicina Tradicional Chinesa:

  • Calor nos Pulmões e no Estômago: caracterizada por erupção vermelha e papular nas bochechas;
  • Calor Tóxico: caracterizada por erupção vermelha e pustular nas bochechas com tumefação do nariz;
  • Calor no Sangue: caracterizada por erupção vermelha e papular nas bochechas amiúde agravada antes ou durante o ciclo menstrual;
  • Estase de Sangue: caracterizada por erupção papular ou pústulas vermelhas escuras ou roxo avermelhado nas bochechas e no nariz.

Os cuidados com a pele devem ser diários, principalmente com o uso de um filtro solar, evitando exposição direta ao sol e aos os raios UVA e UVB, pois podem causar inflamação.

O tratamento consiste em uma combinação de medicamentos farmacológicos, acupuntura, auriculoterapia, cromoterapia utilizando cores como violeta e azul, fitoterapia e dietoterapia.  Alguns pontos de acupuntura podem ser utilizados a fim de regular a pele, a mente e as emoções auxiliando na melhora do quadro, como os pontos a seguir:

Para regular a pele: Fogo do estômago: PC9, BP1, F1, VG10, BX17, E44, IG4, IG11.

Para regular a mente e as emoções:

  • Dispersa o Fogo do Estomago: E44;
  • Dispersa Fogo do Coração: PC3, C5;
  • Calor Sangue: (pele vermelha e quente): BX40, PC3, PC9, BP3, BP1, IG4, IG11, BP6.                                         

O acompanhamento com o dermatologista é fundamental para prescrição de medicamentos tópicos e orais. Além disso, deve ser evitado uso de ácido, produtos que contêm álcool na composição, produtos abrasivos e esfoliantes, substâncias adstringentes e peelings.

REFERÊNCIAS:

APOSTILA DE COLORPUNTURA. Instituto Long Tao

DIFERENÇAS NA PELE ENTRE ACNE E ROSÁCEA. Mariana Sens. Disponível em: <http://www.marianasens.com.br/diferencas-na-pele-entre-acne-e-rosacea/>. Acesso em: 03 abr. 2020.

MACIOCIA, Giovanni. Diagnóstico na Medicina Chinesa. São Paulo: Roca, 2005

ROSÁCEA: O QUE É E COMO TRATAR. Hospital Sírio Libanês. Disponível em: <https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/imprensa/noticias/Paginas/Rosacea-o-que-e-e-como-tratar.aspx /13/09/2018>. Acesso em: 03 abr. 2020.

ROSS, Jeremy. Combinações dos Pontos de Acupuntura. São Paulo: Roca, 2003


Silvana Hechem Navarro é fisioterapeuta (CREFITO-3/56.309-LTF) e acupunturista, bem como é professora e coordenadora de ambulatório do Instituto Long Tao.

Este texto foi enviado pelo profissional mencionado e seu conteúdo é de sua total responsabilidade. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *