Medicina Tradicional Chinesa Auxiliando Pacientes Oncológicos com Mucosite | Por Vânia Santos

Tempo de leitura: 4 minutos

O câncer é o principal problema de saúde pública no mundo e já está entre as quatro principais causas de morte prematura (antes dos 70 anos de idade) na maioria dos países. A incidência e a mortalidade por câncer vêm aumentando no mundo, em parte pelo envelhecimento, pelo crescimento populacional, como também pela mudança na distribuição e na prevalência dos fatores de risco de câncer, especialmente aos associados ao desenvolvimento socioeconômico.  Em 2020 o INCA (INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER) estima que as neoplasias no Brasil  em homens seja no total 309.750 e nas mulheres 316.280.

Os efeitos colaterais da quimioterapia podem se intensificar com a sucessão dos ciclos de tratamento. A mucosite é uma inflamação nas mucosas orais (bochecha, lábios, gengiva, céu da boca e língua), ocorridas devido ao tratamento da Quimioterapia e/ou Radioterapia. A mucosite causada pela Radioterapia, ocorre geralmente durante a segunda semana de tratamento, enquanto a mucosite causada pela Quimioterapia aparece, em média, após 2 a 10 dias do início da mesma.

Esses sintomas podem desencadear alterações psicossociais como depressão e estresse tornando os pacientes mais vulneráveis a efeitos adversos como ansiedade e necessidade de terapia com morfina durante o tratamento. A mucosite oral interfere muito na qualidade de vida do paciente.

Dentre os sinais e sintomas, são incluídos:

  • Eritema (vermelhidão);
  • Edema (inchaço);
  • Sensação de queimação;
  • Aumento da sensibilidade a alimentos quentes e condimentados;
  • Lesões ulcerativas (feridas), às vezes sangrantes, comprometendo principalmente lábios, língua, mucosas, gengivas e garganta;
  • Alterações na qualidade da saliva e da voz;
  • Dor;
  • Dificuldade em deglutir (engolir);
  • Incapacidade de se alimentar.

Medicina Tradicional Chinesa

A Medicina Tradicional Chinesa, sempre visando a qualidade de vida dos pacientes, oferece possibilidade de atuação sobre diversos sintomas e diagnósticos, cada desequilíbrio energético pode ter diversas causas e pode ser potencializado por deficiências e excessos.

A quimioterapia é uma forma extrema de Yin, um veneno que prejudica o Yang, a capacidade do Qi (Energia) de mover o Sangue e a Umidade, de aquecer o corpo e de transformar os alimentos em Qi (Energia) e Xue (Sangue). São consideradas agressões na Essência do Rim e no Qi (Energia) Original.  

Na MTC a causa da mucosite é a estagnação da umidade nociva no Aquecedor Médio, resultante da disfunção do Baço e do Estômago. A função do Baço de transformação e transporte é crucial para o processo de digestão. Se essa função é prejudicada pode ocorrer diarreia (Qi (Energia) do Baço descendente, em vez de ascendente), falta de apetite e digestão prejudicada. Se o Qi (Energia) do Estômago sobe em vez de descer, resultará em náusea e vômito (Qi (Energia) do Estômago rebelde). Portanto, a mucosite pode ser visto principalmente como um impacto da quimioterapia sobre o Baço e Estômago.

Tratamento

No tratamento o objetivo é harmonizar o paciente, utilizamos técnicas sempre baseado no diagnostico Medicina Tradicional Chinesa: Laserterapia tem tido resultados positivos na mucosite, seguidos de outras técnicas como: Laserpuntura, Acupuntura, Auriculoterapia, Dietoterápica Chinesa, Fitoterapia, Moxaterapia e outras.  

Além de amenizar os sintomas do paciente, existem fatores importantes como acalmar e clarear a mente. Tudo o que acomete o físico tem sua repercussão no emocional e no espiritual. Temos que avaliar onde é que está falta de energia interior, a parte emocional se destaca na história dos pacientes oncológicos. Cuidar das emoções é tão importante quanto cuidar do físico.  

Referências

Práticas da Medicina Tradicional Chinesa – Professor Xie Zhufan –Editora Ícone – São Paulo –  2009

Alimentação Terapêutica Chinesa – Fernanda Mara dos Santos Editora Inserir – São Paulo – 2018

Diagnostico da Medicina Chinesa – Giovanni Maciocia – São Paulo Roca, 2005

Laser em Acupuntura- teorias e práticas – Luiz Carlos Fornazieri – Editora Roca 

http://sequipe.com.br/dicas-de-bem-estar/mucosite-o-que-e-e-como-prevenir/ – acesso em Agosto 2020

https://www.inca.gov.br/estimativa/taxas-brutas/todas-neoplasias-malignas- Acesso em Agosto/ 2020

Fonte: MS / INCA / Estimativa de Câncer no Brasil, 2020 / MS / INCA / Coordenação de Prevenção e Vigilância / Divisão de Vigilância e Análise de Situação – Acesso 2020

http://www.institutojp.com.br –Acesso Agosto/2020


Vânia Santos é enfermeira (Coren-SP 181.455), especialista em Medicina Tradicional Chinesa/Saúde Integral e professora de Acupuntura e Coordenadora do Ambulatório no Instituto Long Tao.

Este texto foi enviado pelo profissional mencionado e seu conteúdo é de sua total responsabilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *