Obesidade na Visão da MTC | Por Camille Elenne Egídio

Tempo de leitura: 2 minutos

Na visão da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), as doenças são avaliadas através da diferenciação de síndromes, ou seja, o conjunto de sinais e sintomas determinam quais órgãos e/ou vísceras estão energeticamente alterados no organismo gerando os desequilíbrios físicos e emocionais dos pacientes. Desta forma, obesidade é frequentemente considerada um padrão sindrômico de fleuma-umidade no organismo. Este padrão geralmente ocorre devido à deficiência do Baço e dos Rins e hiperatividade do Fígado, sendo as manifestações principais: fleuma, umidade, calor e estase de sangue.

A etiologia deste padrão está associada a quatro fatores principais, são eles:

Dieta Irregular
O consumo excessivo de alimentos frios e crus que interferem na função do baço de transformar e transportar conduzindo a este padrão de deficiência, bem como alimentar-se em períodos irregulares ou em excesso ou, ainda, ter uma dieta pobre em proteínas também podem levar o organismo a este padrão.

Estresse
A preocupação constante e o excesso de atividade mental por tempo prolongado igualmente podem causar este tipo de padrão, que é muito peculiar em estudantes, nos executivos ou pessoas que tem uma atividade mental muito intensa por longo período durante o dia, e que podem piorar ainda mais se o fazem depois de uma refeição apressada ou ao conduzirem reuniões de negócios durante as refeições.

Umidade
A exposição prolongada à umidade tanto climática (garoa, chuva) como no local onde vive ou trabalha também poderão provocar este padrão.

Saúde debilitada
Qualquer doença persistente tende a enfraquecer o nosso organismo e conduzi-lo à uma deficiência. Como o Baço é um dos responsáveis pelo nosso sistema de defesa (Wei Qì), quando passamos por problemas de saúde, ele pode acabar “enfraquecido” e, ao não conseguir realizar suas atividades, gerar acúmulo de umidade e fleuma.

Outros fatores também poderão influenciar o organismo e desregular o metabolismo, por esta razão, é muito importante que a pessoa que deseja tratar de sua obesidade com auxílio dos recursos da MTC, procure um profissional habilitado que irá avaliá-la, minuciosamente, para escolher as melhores técnicas para compor seu tratamento. As principais técnicas da MTC utilizadas, são: fitoterapia, dietoterapia, acupuntura, auriculoterapia e as práticas corporais.

O foco dos tratamentos para obesidade consiste, basicamente, em melhorar a dieta do paciente, inserir a prática regular de exercícios físicos na sua rotina e o reequilíbrio emocional a fim de reduzir as oscilações de humor que podem levar à compulsão alimentar. Portanto, o empenho do próprio paciente também será fundamental para que os resultados sejam positivos e duradouros.


Camille Elenne Egídio é acupunturista há mais de 15 anos, professora e coordenadora-geral dos cursos do Instituto Long Tao.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *