Tempo de leitura: 2 minutos

A inspeção da língua é um dos principais métodos de diagnóstico na MTC, pois reflete a condição dos órgãos internos e é base da diferenciação de síndromes, conectada aos Zang Fu (órgãos e vísceras) via meridianos. Portanto, QI essencial dos órgãos internos nutre a língua e mudanças patológicas são refletidas. Certas localidades da língua refletem o estado de cada órgão. A língua é dividida por três aquecedores: aquecedor superior ponta, aquecedor médio centro, aquecedor inferior raiz. Subdividida em 4 partes, a ponta reflete coração/pulmão, o centro reflete estomago/baço, a raiz rim/bexiga/intestino e as laterais fígado/vesícula biliar.
Como observar a língua: Procurar sinais que correspondem ao estado geral do organismo. Após, buscar sinais mais específicos sobre a manifestação da desarmonia do paciente.
Avaliação:
- Cor – coração – A cor do corpo indica as condições do sangue, Qi Nutritivo e órgãos Yin; reflete condições de calor/frio e Yin/Yang – mostra funcionamento do estômago;
- Formato – baço pâncreas – A forma do corpo indica o estado do sangue e do Qi Nutritivo, remetendo aos estados de excesso ou de deficiência.
- Saburra – estômago e fator patogênico – o revestimento da língua reflete o estado dos órgãos Yang; em particular, o estômago – reflete a digestão do indivíduo;
- Umidade – Jin Ye – fluidos corpóreos – A quantidade de umidade sobre a língua fornece uma indicação do estado dos fluidos corpóreos.
Referências
BORGES, Fabrício. Minibook: métodos de diagnóstico língua. Goiânia: Centro Benessere.
WEN, Tom Sintan. Acupuntura clássica chinesa. 2.ed. São Paulo: Cultrix, 2011.
ZHUFAN, Xie. Prática da medicina tradicional chinesa . São Paulo: Ícone, 2008.
Vânia Santos é enfermeira (Coren-SP 181.455), especialista em Medicina Tradicional Chinesa/Saúde Integral e professora de Acupuntura e Coordenadora do Ambulatório no Instituto Long Tao.
Este texto foi enviado pelo profissional mencionado e seu conteúdo é de sua total responsabilidade.