Chakras em desequilíbrio I Por Silvana Hechem Navarro

Tempo de leitura: 3 minutos

Os 7 Chakras principais são centros de força ligados diretamente com glândulas do corpo físico. Localizados na linha mediana na região da espinha dorsal, que vai do cóccix até o topo da cabeça, cada um deles possuem sua localização e cor específica.

Todo excesso ou deficiência em nossa vida pode gerar desequilíbrio. Nossos pensamentos, ações, resultados pessoais, relacionamento, até nossa forma de enxergar  e contribuir com o mundo podem prejudicar o corpo.

As desarmonias que refletem em nosso corpo são alertas de que estamos fazendo algo errado com a energia gerada em nosso sistema fisiológico. Energia em desequilíbrio, seja como excesso ou como deficiência podem gerar patologias emocionais e físicas.

Existem 7 Chakras principais, 21 Chakras secundários e mais de 700 minichackras que estão conectados com pontos de acupuntura e pontos reflexos, e dessa forma possuem ligação com tudo que acontece  internamente  e externamente.

Quando a energia está em desequilíbrio podemos ver  possíveis quadros: energia congestionada, Hiperestimulação ou descoordenação.

Quadros de energia congestionada, acontecem a partir de uma ausência do fluxo suave de energia do organismo e podem ocorrer tanto do interior para o exterior, como do exterior para o interior. No interior, quando há estagnação da força vital verifica-se o bloqueio nos sistemas e regiões e consequentemente afetando o sistema circulatório, sistema linfático,  sistema nervoso, sistema imunológico, sistema reprodutor, sistema digestivo, cérebro-espinhal, entre outros. No exterior, alimentos ricos em gordura saturada bloqueiam o  sistema digestório afetando o fluxo de energia do Plexo Solar. A Amigdalite é um outro exemplo de energia congestionada de fora para dentro, que ocorre por invasão de um microrganismo, bloqueando o Chakra laríngeo.

Quadros de Hiperestimulação ocorrem quando há excesso de energia sendo puxada para dentro por algum chakra. Ficar frequentemente sob luzes fluorescente por longos períodos pode hiper estimular o chakra frontal desencadeando dores de cabeça.  

Já a descoordenação ocorre em Chakras correlacionados quando um deles está em desequilíbrio e acaba por debilitar o outro.

Cada chakra em desiquilíbrio pode levar a diferentes sintomas. O chakra básico/raiz (Vermelho) em desequilíbrio pode levar a problemas geniturinário,  fadiga, depressão, falta de objetividade, agressividade, insônia, ansiedade, falta de vitalidade, dores nos membros inferiores , dor no quadril, falta de libido, medo, insegurança, avareza, oscilação de humor, impulsividade e conflitos internos.

Já o Chackra esplênico/sacral (laranja), quando em desequilíbrio leva a problemas sexuais, ciúmes, confusão, falta de paixão, inveja, dores lombosacrais, desequilíbrio energético do rim, distração, apego, dependência emocional,  vicio e a autodestruição.

O Chackra Plexo solar (amarelo) em desequilíbrio causa excesso de preocupação, necessidade de controle, egoísmo, desconfiança, perfeccionismo, vergonha, carência, problemas de raciocínio e memória e diabetes.

No Chackra Cardíaco (verde) o desequilíbrio gera problema cardíaco, dificuldade em trabalhar o luto, tristeza, solidão, perdão, aceitação, apego e problemas circulatórios.

O Chackra Laríngeo (azul) em desequilíbrio desencadeia problemas com relação as cordas vocais, ao modo de se expressar, problemas de comunicação, timidez, dores de garganta, problemas na tireoide, ansiedade.

O Chackra frontal (índigo) em desequilíbrio causa sono, pesadelos, problemas de visão, problemas no sistema auditivo, falta de expressão,  traumas e bloqueios emocionais.

O Chackra coronal (violeta) em desequilíbrio causa apego, excessivo a matéria, preocupação intensa, enxaqueca, confusão mental, desequilíbrio do sono, depressão, dificuldade em memorização e dificuldade no foco.

Referências Bibliográficas:

CROSS, John R. Acupuntura e o sistema de energia dos Chakras – Tratando a causa das doenças. Editora Manole, 2010.

MOTOYAMA, Hiroshi. Teoria dos Chakras – Ponte para a Consciência Superior. Editora Pensamento, 2012.

Silvana Hechem Navarro é fisioterapeuta (CREFITO-3/56.309-LTF) e acupunturista, bem como é professora e coordenadora de ambulatório do Instituto Long Tao.

Este texto foi enviado pelo profissional mencionado e seu conteúdo é de sua total responsabilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *