Herpes Zoster na Visão Medicina Tradicional Chinesa | Por Vânia Santos

Tempo de leitura: 3 minutos

Herpes zoster, chamada popularmente de cobreiro, é causado pelo Varicella Zoster Vírus (VZV) ou herpesvírus humano tipo 3, o mesmo que causa a varicela. A varicela ocorre com maior frequência na infância e resulta da infecção primária. Já o Herpes Zoster é mais comum no idoso e tem origem na reativação do vírus após a primeira ocorrência de varicela. Várias condições estão associadas ao aparecimento do Herpes Zoster, como baixa imunidade, câncer, trauma local, cirurgias da coluna e sinusite frontal. Os idosos mostram uma diminuição da imunidade ao vírus, o que explica sua maior ocorrência após a quinta década. A dor é o sintoma mais importante no Herpes Zoster.

Visão Medicina Tradicional Chinesa

Na Medicina Tradicional Chinesa, a Herpes Zoster pode estar relacionada ao acometimento da camada do Xue (Sangue) pelo calor, e a compressão deste calor no tecido conjuntivo. Também se deve a infiltração de Xie Qi (Energia tóxica) no revestimento cutâneo, devido à fraqueza da Wei Qi (Energia Defensiva).

Emoções reprimidas (raiva, revolta, mágoa, ressentimento) e a agressão do organismo pelo vento–calor, são fatores que ocasionam a plenitude do Gan-Yang (Fígado – Yang) e o Gan-Re (Fígado-Calor), provocando desarmonia nas suas funções energéticas. O Gan-Re (Fígado-Calor) pode agredir o PI (Baço-Pâncreas) gerando como consequência a umidade-calor e, ao mesmo tempo, agredir também o Fei (Pulmão). O Gan–Re (Fígado–Calor) e a umidade–calor pela via do Shao Yang {Dan (Vesícula Biliar)} dirige-se para parte externa do corpo (pele), onde pode se manifestar ao nível dos nervos sensitivos periféricos, produzindo um processo inflamatório intenso.

A Herpes Zoster pode estar localizada em diferentes regiões do corpo:

Cabeça, Face, Tronco e Membros: Vento-Calor

Membro Inferior: Umidade-Calor

Tratamento pela Medicina Tradicional Chinesa

O tratamento pela Acupuntura consiste no diagnostico pela Medicina Tradicional Chinesa no exame físico, anamnese, língua e pulso, a fim de identificar excessos ou deficiências.

Harmonizar o Gan (Fígado) e o Dan (Vesícula Biliar), eliminar umidade-calor, dispersar o vento-calor, acalmar Shen (Mente), melhorar o Wei Qi (Energia Defensiva) que é o responsável pela proteção do corpo, manifestando-se com a imunidade. No caso do Herpes Zoster, a imunidade do corpo estará afetada. Tratar o Pulmão (Fei), já que na MTC este órgão é responsável pela pele, onde o Herpes Zoster se manifesta através das bolhas.

Acrescentar ao tratamento Dietoterapia, Fitoterapia, Moxabustão, Eletroacupuntura, Auriculoterapia, para resultado mais eficaz.

A Acupuntura auxilia a reduzir os sintomas e alívio da dor, evitando assim possíveis sequelas.  Porém, existem outras complicações menos comuns do Herpes-Zoster como inflamação na córnea, pneumonia, problemas de audição, cegueira ou inflamação no cérebro. Em casos raros, geralmente em pessoas idosas e com o sistema imunológico muito enfraquecido, essa doença pode levar à morte.

No tratamento é importante que o acupunturista saiba avaliar e identificar possíveis situações em que somente a Acupuntura e os recursos da Medicina Tradicional Chinesa não são suficientes para tratar o paciente, devemos ter a responsabilidade de indicar o paciente para os profissionais especializados em cada área de afecção.

 Referências:

IMAGEM – https://www.tuasaude.com/como-se-pega-herpes/> acesso abril 2020

https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/herpes-zoster/97/>abril -2020

IMAGEM –http://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-da-saude/pesquisadores-desvendam-mecanismo-da-dor-aguda-no-herpes-zoster/> abril 2020

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-00132013000300012 >abril 2020

Maria Assunta Yamanaka Nakano,  Ysao Yamamura – Acupuntura em Dermatologia e Medicina Estética – São Paulo -2005

Maria Assunta Y. Nakano, Ysao Yamamura – Livro Dourado da Acupuntura em Dermatologia E Estetica –São Paulo 2008 


Vânia Santos é enfermeira (Coren-SP 181.455), especialista em Medicina Tradicional Chinesa/Saúde Integral e professora de Acupuntura e Coordenadora do Ambulatório no Instituto Long Tao.

Este texto foi enviado pelo profissional mencionado e seu conteúdo é de sua total responsabilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *