O que é o Reiki | Por Luis Carlos Carvalho

Tempo de leitura: 6 minutos

Das origens do Reiki sabemos que Mikao Usui viveu de 1865 até 1926, era padre cristão em Kioto (Japão) e professor na Universidade local. Seus estudos se concentravam em descobrir como Jesus conseguia realizar seus milagres, ele sabia que era possível curar com as mãos através da força vital que as mesmas emanavam, mas desconhecia de que modo isso funcionava.

Foi à América, para a Universidade de Chicago, tentar desvendar o segredo das curas milagrosas de Cristo, ali se tornou Doutor em Teologia.

De volta ao Japão e mais tarde na Índia, estudou sânscrito e as antigas escritas budistas, encontrando finalmente a chave da sabedoria antiga: uma fórmula em sânscrito baseada numa série de símbolos, os quais, acionados, ativam e captam a energia vital universal.

Depois, Usui ensinou a sabedoria a vários japoneses e fundou o sistema dos Mestres do Reiki. Um Mestre de Reiki recebe uma iniciação ligada a uma transmissão de energia de um grão-mestre e é assim qualificado para despertar energias nas outras pessoas e transmitir o “Dom da Cura”.

A americana de origem japonesa – Hawayo Takata – levou o Reiki para o Ocidente nos anos 40 e em 1983 o Reiki entrou pela primeira vez no Brasil, trazido pelo Dr. Egídio Vecchio- PHd e tendo a Dr.ª Claudete França como primeira Mestre em Reiki em toda a América do Sul.    

Reiki é um método de cura natural pela imposição de mãos.

Esta é a ENERGIA que forma os indivíduos em todas as etapas da vida, a porção de FORÇA VITAL (que é uma luz invisível que passa pelo cérebro, o sistema nervoso e as veias) que anima todos os corpos, fazendo com que uns sejam saudáveis e outros, devido a sua falta, enfermos.      

REI significa universal e KI a força da energia vital que está presente pertence ao que é cósmico.  

Reiki pode ser então definido como “a Arte e a Ciência da ativação, do direcionamento e da aplicação da Energia Vital Universal, para promover o completo equilíbrio energético, para prevenção das disfunções e para possibilitar as condições necessárias a um completo BEM ESTAR “.

O Reiki deve percorrer todo o ser vivo. Mas o “stress” diário, as tensões que as crises pessoais e sociais nos criam, má alimentação, má respiração, impedem o fluxo desta energia natural. Todos sabemos os efeitos da depressão, da ansiedade, do medo, mas poucos de nós somos treinados para evitar estes estados negativos.

O grande sucesso do Reiki é que é seguro, fácil, acessível a qualquer criança, simples e, uma vez ativado, permanece energizando o sistema orgânico que recebeu sua aplicação. Também por não ter conotação religiosa e não intervir com outros tratamentos, sua prática vem crescendo dia a dia.

O Curso de Reiki tem como objetivo geral o de fazer com que as pessoas interessadas numa vida mais equilibrada possam saber como entrar em harmonia com esta energia vital-universal, tornando-se instrumentos canalizadores e disseminadores dos efeitos positivos que a ENERGIA REIKI propicia. Por meio de inúmeros exercícios práticos, o Mestre ensinará a todos os presentes métodos de auto-ajuda, assim como de ajuda ao próximo, seja ele ser humano, planta ou animal.   

  • Reiki é uma ciência energética. Ele trabalha independente de qualquer sistema religioso;
  • Reiki é energia não polarizada, portanto, sempre segura;
  • Como o Reiki é não-polarizado, pode ser usado até por uma criança ou por um adulto de qualquer meio social. Pode ser usado para tratar, até mesmo, doenças crônicas;
  • Sendo não-polarizado, Reiki trabalha conjuntamente com qualquer outra forma de terapia incluindo medicamentos, quimioterapia, cirurgia, homeopatia, acupuntura, etc.;
  • Reiki é a energia que emana do nível subatômico, quando fazendo o tratamento, o terapeuta utiliza primeiramente a Energia Reiki e de uma maneira menor, de toda energia inata do corpo. O terapeuta de Reiki não arrisca nada ao tratar de outros e o Reiki na verdade estará energizando-os quando eles tratam de outra pessoa;
  • Após tratar muitos pacientes, por mais que estejam doentes, o terapeuta Reiki geralmente se sente mais energizado;
  • Reiki trabalha no plano causal, isto é, no nível da raiz da causa e como tal, trata o corpo como um todo. É holístico por natureza, porém não requer nenhuma habilidade em diagnosticar por parte do terapeuta.

PRIMEIRO NÍVEL (1º. Grau): é o nível principal, durante o qual você recebe REIKI para toda a vida. Você aprende, através de uma técnica específica (pela ajuda das suas mãos), a ativar a Energia Vital em si mesmo e nos outros, a fim de dissolver as causas de tensões, bloqueios e doenças. A energia despertada será absorvida onde for mais necessária naquele exato momento, por exemplo: pelo corpo, pelas emoções, pelo sentimento, pelo intelecto, pela criatividade, pela intuição.

Por estas razões, o Reiki pode ser usado eficientemente por qualquer pessoa de qualquer idade ou meio social.

SEGUNDO NÍVEL (2o. Grau): é o nível que tem aplicações avançadas para aqueles que desejam conhecer melhor o REIKI, pois, neste nível, o foco é a cura mental com repercussão no corpo físico e etéreo, assim como a cura à distância. Aqui o Reiki trabalhará diretamente no plano causal.

O TERCEIRO NIVEL A (3o. Grau A): capacita ao Reikiano o uso de uma energia especial, que leva ao auto crescimento, autotransformação e a ser Mestre de si mesmo. Essa graduação inclui um nível de ativação de energia de alta potência, também para balanceamento energético, cura, integração e iluminação. O 3o. Nível A é de uso pessoal, para multidões e para trabalhar o planeta. Esta graduação está delineada principalmente para aqueles que desejam se aprofundar mais na técnica da Energia Cósmica.

O curso é completado, recebendo-se o total e original poder do Reiki 3º B e o Nível de Mestre, onde você aprende a iniciar pessoas nos Níveis I, II e III (A e B) e a ministrar cursos de Reiki.


Luis Carlos Carvalho é Acupunturista, Iridologo, Massoterapeuta, mestre de Reiki e professor do Instituto Long Tao.

Este texto foi enviado pelo profissional mencionado e seu conteúdo é de sua total responsabilidade. 

2 Comentários


  1. Boa tarde, fiz a alguns anos o curso de Reiki com o mestre Luiz e tenho interesse em fazer uma reciclagem, teria algum número para contato?

    Responder

    1. Olá Luciana, tudo bem?
      Claro!
      (11) 4991-1552 ou (11) 97522-1552 (WhatsApp)

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *