Candidíase na Visão Medicina Tradicional Chinesa | Por Vânia Santos

Tempo de leitura: 4 minutos

A candidíase é uma infecção vaginal bastante comum entre as mulheres. O fungo que causa essa infecção é o Candida albicans que faz parte da flora vaginal saudável, e pode ser encontrado no organismo em pequenas quantidades. Apesar de a transmissão ocorrer durante a relação sexual, ela já não é considerada a principal forma de transmissão. Porém, se o organismo está debilitado, seja por estresse, baixa imunidade (e até mesmo TPM), os fungos se multiplicam e podem causar a infecção. Por ser quente e úmida, a região genital feminina acaba sendo o ambiente perfeito para a proliferação do fungo.

Fatores  

Gravidez, diabetes melitus (descompensada), obesidade, uso de contraceptivos orais de altas dosagens, uso de antibióticos, corticoides ou imunossupressores; hábitos de higiene e vestuário inadequados (diminuem a ventilação e aumentam a umidade e o calor local); contato com substâncias alergenas e/ou irritantes (por exemplo: talco, perfume, desodorantes); e alterações na resposta imunológica (imunodeficiência), alimentação, excessos de açúcares e doces.  

Sintomas

Coceira vaginal, corrimento branco e espesso, ardência na região da vulva (a externa da vagina, leve inchaço dos lábios vaginais (conhecido também como grandes lábios), ardência ao urinar, pele rachada próxima á vulva, dor durante relações sexuais.

Tratamento

É feito com antibióticos de amplo espectro ou imunodeficiência, sendo frequente na infecção por HIV onde assume caráter sistêmico grave. Mulheres que apresentam 4 ou mais episódios por ano, devem ser investigados. As pacientes infectadas pelo HIV e as gestantes devem seguir as orientações médicas. Em todos os casos deve-se dar atenção especial à higiene adequada e uso de roupas que garantam boa ventilação.

NA VISÃO MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

No ponto de vista Medicina Tradicional Chinesa, as infecções fúngicas são normalmente causadas por umidade, que podem estar combinada com frio ou com calor, mais frequentemente, com calor. As infecções fúngicas agudas são normalmente decorrentes de umidade calor, e as infecções fúngicas crônicas caracterizam-se por umidade, sempre ocorrem junto a um terreno de deficiência crônica do Qi do Baço. Quando o sistema baço está enfraquecido, acumula-se umidade-calor no Aquecedor Inferior, e desenvolve-se um ambiente ideal para o crescimento da levedura. Quando a energia do baço é enfraquecida pela má alimentação, medicamentos ou outros fatores, a sua capacidade de transformar a umidade e os nutrientes é diminuída.

Causas

– Deficiência de Qi do baço

– Acúmulo de umidade no aquecedor inferior

TRATAMENTO

No diagnostico pela Medicina Tradicional Chinesa, é possível distinguir onde ela começa e quais os caminhos evolutivos que ela pode tomar, assim identificando as causas, excessos ou deficiências. No tratamento, utilizamos técnicas como: Acupuntura, Auriculoterapia, Dietoterápica Chinesa, Fitoterapia, Laserterapia, Magnoterapia, Moxaterapia,  mudanças no estilo de vida são importantes no processo de melhora.   

DICAS PARA NUTRIR O BAÇO

  • Pratique exercícios físicos
  • Alimente-se de forma saudável
  • Elimine alimentos gordurosos, embutidos e laticínios para não acumular umidade patogênica (shi)
  • Coma devagar e saboreando alimentos
  • Varie o cardápio para estimular o paladar
  • Livre-se de sentimentos negativos
  • Esvazie a mente nas horas livres
  • Inspire e respire
  • Cultive a paz interior  

REFERÊNCIAS

Maciocia Giovanni – DIAGNÓSTICO MEDICINA CHINESA – UM GUIA GERAL – São Paulo: Roca, 2005

Andrea Maciel Arantes – DIETOTERAPIA CHINESA – Nutrição para Corpo, mente e Espirito – Riode Janeiro: Roca,2016

Professor Xie Zhufan – PRÁTICAS MEDICINA TRADICIONAL CHINESA – São Paulo: Ícone, 2009 

Fernanda Mara dos Santos – ALIMENTAÇÃO TERAPÊUTICA CHINESA – São Paulo: Editora Inserir, 2018

1  IMAGEM  https://laboratoriodamulher.com.br/blog/cuidados-intimos-para-evitar-candidiase-no-verao/ Julho – 2020

2 IMAGEM http://ftp.medicina.ufmg.br/gob/2014/infeccoes_vaginais_10102014.pdf – Julho 2020

3 IMAGEM https://maisintuitiva.com.br/2018/06/01/vaporizacao-do-utero/ Julho 2020

4 IMAGEM https://br.freepik.com/vetores-premium/bonito-saudavel-feliz-e-doente-triste-insalubre-orgao-de-baco-conjunto-de-caracteres-colecao_6105871.htm – Julho 2020

http://www.clinicagaldinocampos.com.br/2019/04/ – Julho 2020

https://www.ginocanesten.com.br/pt/candidiase/o-que-e – Julho 2020

https://www.infectologia.org.br/pg/994/candidiase-vulvovaginal Julho 2020

https://www.facilitandoacupuntura.com.br/jogo-rapido-13/ – Julho 2020

https://www.revistamar.com/2019/12/08/candidiase-a-boardagem-da-medicina-tradicional-chinesa/ – Julho 2020


Vânia Santos é enfermeira (Coren-SP 181.455), especialista em Medicina Tradicional Chinesa/Saúde Integral e professora de Acupuntura e Coordenadora do Ambulatório no Instituto Long Tao.

Este texto foi enviado pelo profissional mencionado e seu conteúdo é de sua total responsabilidade.

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *