O Fígado na visão da MTC (Elemento Madeira) | Por Vanessa Marques

Tempo de leitura: 3 minutos

O Fígado (Gan) armazena o sangue (Xue) e regula o volume dele no corpo, seguindo atividades físicas. Durante o repouso do corpo (quando a pessoa dorme), o sangue (Xue) descansa no Fígado (Gan) e o equilíbrio orgânico se restabelece para irrigar o corpo durante a vigília. Ou seja, dormir serve para o organismo refazer os estoques de proteínas e enzimas que foi gasto durante o dia.

Ele também tem a função de regular a menstruação, sendo assim o Qi do Fígado (Gan) estagnado ou em excesso provocará distúrbios menstruais como coágulos e/ ou Tensão Pré Menstrual – TPM.

Como a Madeira que cresce em todas as direções, o fluir do sangue pelo Xue Mai, atua de forma análoga, irrigando o corpo. Este livre fluir do Qi e do sangue (Xue) garante a nutrição do Estômago (Wei) e do Baço (Pi), permitindo uma digestão eficiente. A fúria, o estresse, a frustração e a tensão emocional impedem o livre fluir, causando estagnação do Qi do Fígado (Gan), Estômago (Wei) e no Baço (Pi), resultando no agravamento das causas, como a raiva, ficando assim num círculo vicioso.

CONTROLE DOS TENDÕES:
Esta função está relacionada à nutrição, resultante do livre fluir do sangue (Xue). Tendões desnutridos poderão causar contrações e espasmos, extensão ou flexão debilitada, parestesia dos membros, cãibra muscular, tremores, tetania ou debilidade dos membros. Lembre-se que o Fígado (Gan) controla os tendões e o Baço (Pi) os músculos. Entretanto, a estagnação de Qi do Fígado (Gan), afeta o Baço (Pi), prejudicando os músculos.

MANIFESTAÇÃO NAS UNHAS:
Na MTC, as unhas são consideradas subproduto dos tendões, então uma pessoa cujas funções do Fígado (Gan) estejam em desequilíbrio, terá as unhas escuras, quebradiças, secas, etc. A aparência das unhas é mais uma ferramenta de diagnóstico da MTC.

ABERTURA NOS OLHOS:
A visão é o órgão do sentido associado ao Fígado (Gan), assim, o Xue do Fígado fornece aos olhos a capacidade de ver. Diversos tipos de Qi contribuem na nutrição dos olhos, como do Coração (Xin) e do Rim (Shen), tal que os olhos refletem o estado espiritual de uma pessoa.

ABRIGO DA ALMA ETÉREA:
Conhecida como Hun em chinês, a Alma Etérea é de natureza Yang e nos auxilia no planejamento da vida, porém, se o Xue do Gan for debilitado, então a alma fica desenraizada, prejudicando as nossas perspectivas.

Considerando as atribulações da vida moderna como engarrafamentos, desacertos de relacionamentos, atividades múltiplas, encurtamento do período de sono, alimentação rica em carboidratos e gorduras, falta de atividade física, que geram contrariedades e estresse, então as funções do Fígado (Gan) são comumente afetadas.

Acupuntura, massagem e meditação são indicadas para a manutenção e restauração do equilíbrio do corpo e da alma em busca da saúde e do envelhecimento com qualidade de vida e bem-estar.

REFERÊNCIA:
Maciocia G. Os Fundamentos da Medicina Chinesa: Um texto abrangente para acupunturistas e fitoterapeutas. 1ª ed. São Paulo: Roca, 1996.


Vanessa Marques é Acupunturista e professora do Instituto Long Tao.

Este texto foi enviado pelo profissional mencionado e seu conteúdo é de sua total responsabilidade.

2 Comentários


  1. Gostei muito de ler sobre o fígado sempre informações ajuda muito.Obrigado.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *